UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 14h29

Líderes europeus fazem reunião de emergência em Copenhague

Por Pedro Morais Fonseca, da Agência Lusa

Lisboa, 18 Dez (Lusa) - Os líderes europeus, incluindo o primeiro-ministro português, presentes na cúpula do clima em Copenhague, reuniram-se nesta sexta-feira com urgência para acertar a estratégia na ausência de consenso mundial sobre redução de emissões de gases estufa.

Sócrates foi um dos primeiros a entrar na reunião informal do Conselho Europeu, que surge após uma série de encontros entre os principais líderes mundiais, que começaram no início da tarde.

Uma fonte do executivo português disse à Agência Lusa que esta reunião "é aparentemente um mau sinal" sobre o desenrolar das negociações em Copenhague.

"Mas a União Europeia cumprirá a sua parte, mantendo a proposta que fez sobre redução das alterações climáticas e financiamentos de ajuda aos países menos desenvolvidos", acrescentou.

Entre os diplomatas ocidentais, têm surgido várias críticas ao posicionamento da China, que continua a não aceitar uma fiscalização internacional para as suas emissões - posição em que o regime de Pequim é parcialmente acompanhado pelo Brasil.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,07
    5,344
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,61
    99.160,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host
    Por Pedro Morais Fonseca, da Agência Lusa %>