UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 16h34

Porta-voz rejeita estender negociação por acordo climático

Copenhague, 18 dez (Lusa) - O porta-voz da Conferência do Clima, Eric Hall, descartou, nesta sexta-feira, a possibilidade de as negociações que acontecem na capital dinamarquesa se estenderem para além da meia-noite, quando a reunião deverá terminar oficialmente.

Ele acrescentou que nem valerá a pena "parar os relógios" para tentar continuar os debates.

"Será preciso beber muito café", afirmou Hall, fazendo referência à longa noite que poderá aguardar os negociadores na tentativa de alcançarem um acordo sobre redução de emissões de gases poluentes e sobre financiamento de medidas para combater os efeitos das mudanças climáticas nos países em desenvolvimento.

O Conselho Europeu se reuniu para coordenar as posições dos 27 países-membros do bloco, depois de ter elaborado um texto comum como base de trabalho, por não terem ocorrido avanços nas negociações.

Vários líderes presentes em Copenhague rejeitaram, porém, assinar um documento juridicamente vinculativo para regular as emissões, enquanto outros, como o presidente venezuelano, Hugo Chávez, optaram por abandonar a conferência devido à falta de progressos.

Os participantes na cúpula mundial sobre mudanças climáticas seguem sem conseguir chegar a um texto final com as bases para um novo pacto, apesar do esforço realizado pelos principais líderes políticos na reta final das negociações.

As várias gestões realizadas para destravar as negociações e a aproximação entre Estados Unidos e China não foram suficientes para superar as dificuldades em Copenhague, faltando poucas horas para o final da conferência, e o esboço de um tratado vinculativo sobre corte de emissões poluentes segue sem se materializar.

A sessão plenária de encerramento da conferência estava originalmente marcada para as 18h (15h de Brasília), mas o comissário europeu do Ambiente, Stavros Dimas, já pediu às 192 delegações presentes para não deixarem a capital dinamarquesa na noite desta sexta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    1,21
    5,388
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -1,33
    98.697,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host