UOL Notícias Notícias
 

18/12/2009 - 20h12

EUA fecham pacto climático 'significativo' com emergentes

Copenhague, 18 dez (Lusa) - Os Estados Unidos alcançaram um "acordo significativo", mas "insuficiente", com as principais nações emergentes, especificamente com China, Índia e África do Sul, na Conferência do Clima, na capital dinamarquesa, disseram nesta sexta-feira fontes da delegação norte-americana

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que chegou nesta sexta à capital dinamarquesa para participar no fechamento da conferência da ONU, se reuniu à tarde com os líderes dos quatro principais países emergentes (Brasil, África do Sul, Índia e China), considerados atores-chave para um sucesso na cúpula.

De acordo com um alto funcionário da delegação norte-americana, que pediu anonimato, o acordo alcançado após a reunião entre Obama com o presidente sul-africano, Jacob Zuma, e os primeiros-ministros da China, Wen Jiabao, e Índia, Manmohan Singh, é "um primeiro passo importante", mas ainda "não é suficiente para combater a ameaça das mudanças climáticas".

A mesma fonte adiantou que o acordo alcançado fixa dois graus Celsius como o aumento máximo da temperatura global para evitar as interferências mais graves no clima.

O pacto prevê também um mecanismo para a verificação dos compromissos que os países em desenvolvimento venham a contrair para controlar o crescimento de suas emissões, apesar de os objetivos serem menos ambiciosos do que esperavam inicialmente os EUA e as nações europeias, disse a mesma fonte.

Nenhum dos países está completamente satisfeito com o que foi alcançado, mas este acordo, disse o responsável da delegação norte-americana, representa um "passo histórico" que servirá de base para tratados mais substanciais no futuro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, segundo uma fonte da delegação brasileira, já deixou a cúpula e "deverá partir [da capital dinamarquesa] muito em breve", também participou durante várias horas no encontro com as outras potências emergentes e os EUA.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -2,24
    5,318
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h18

    1,21
    96.203,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host