UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 11h09

Sem acordo, premiê chinês mantém corte de gás poluente

Pequim, 19 dez (Lusa) ? O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, retornou a Pequim na tarde deste sábado (hora local) depois de ter participado da Conferência do Clima, em Copenhague.

Jiabao chegou à capital chinesa por volta de 15h30 (5h30 de Brasília), pouco depois de a agência de notícias chinesa Xinhua<\i> ter informado que a cúpula "não conseguiu adotar o acordo de Copenhague".

"Nenhum resultado à vista. A conferência de Copenhague pode prolongar-se", dizia na manhã deste sábado (hora local) a capa de um jornal chinês.

O primeiro-ministro chinês discursou na sexta-feira na cúpula climática e, paralelamente, se encontrou com vários líderes presentes na capital dinamarquesa, entre eles o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governante dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

O premiê chinês reiterou que, independentemente dos resultados da conferência, a China cumprirá as metas de redução de emissões de dióxido de carbono que anunciou há cerca de três semanas.

A China ? o maior poluidor do mundo, superando os Estados Unidos ? pretende, até 2020, reduzir a intensidade das emissões de dióxido de carbono por unidade do Produto Interno Bruto (PIB) em entre 40% e 45% em relação aos níveis de 2005.

Até 2020, o gigante asiático prometeu ainda elevar de 9% para 15% o percentual das energias renováveis e nuclear no consumo energético nacional e acrescentar 40 milhões de hectares à sua área florestal.

O governo chinês defende "o princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas", alegando que os países desenvolvidos devem "empenhar-se em cumprir substanciais cortes de emissões" e "honrar os compromissos de ajuda financeira e tecnológica aos países em vias de desenvolvimento".

Os países em desenvolvimento, onde a China se insere, devem, por sua vez, "tomar medidas apropriadas para mitigar" os efeitos das emissões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,07
    5,344
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,61
    99.160,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host