UOL Notícias Notícias
 

19/12/2009 - 11h31

Líder chinês elogia mandatos de Edmund Ho em Macau

Macau, 19 dez (Lusa) ? O presidente chinês, Hu Jintao, elogiou, neste sábado, em Macau, os dois mandatos de Edmundo Ho, que, no domingo, deixa o cargo de primeiro chefe do governo desta região administrativa especial chinesa.

"Ao longo destes dez anos, mostrou sempre grande dedicação, empenho e atitude progressista ao desempenhar o cargo de chefe de Executivo, que tem uma missão elevada, com grande responsabilidade e de extrema importância, desenvolveu muitos trabalhos inovadores relativos à aplicação bem sucedida do princípio 'um país, dois sistemas'. O governo central apreciou muito os seus trabalhos e contribuições para Macau e o país", afirmou o líder chinês.

Jintao chegou neste sábado a Macau para participar das cerimônias do décimo aniversário do regresso do território à Administração chinesa, à frente de uma delegação de dirigentes chineses, entre os quais membros do comitê central do Partido Comunista Chinês e o chefe do Estado-Maior Geral do Exército Popular de Libertação.

Edmund Ho, que passou o cargo de chefe do Executivo da região administrativa especial chinesa a Fernando Chui Sai On, recebeu a incumbência de Jintao de seguir atento à realidade local e de apoiar o novo Executivo.

Segundo uma nota divulgada pelo gabinete de comunicação social, Ho disse ter sentido, ao desempenhar seu cargo, nos últimos 10 anos, que "a Pátria é o grande suporte para garantir a estabilidade e prosperidade de Macau".

Entre estes sábado e domingo diversas cerimônias marcam a transição da soberania de Macau à China, realizada à meia-noite de 20 de dezembro de 1999. A maioria delas contará com a presença do presidente chinês.

Nas celebrações, o movimento Novo Macau Democrático, que tem dois deputados eleitos diretamente, aproveitará para exigir maior democracia, sob a forma de sufrágio universal, para o chefe de Executivo e a Assembleia Legislativa.

No entanto, o ato, marcado para domingo, acontecerá depois da saída de Hu Jintao de Macau.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,07
    5,344
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,61
    99.160,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host