UOL Notícias Notícias
 

30/12/2009 - 12h59

Moçambique e Rússia decidem eliminar visto diplomático

Maputo, 30 dez (Lusa) - Os governos de Moçambique e Rússia assinaram nesta quarta-feira um acordo de supressão de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços, que começará a vigorar em 2010, um mês após a ratificação do documento por parte dos respectivos parlamentos.

O memorando assinado nesta quarta em Maputo pelo ministro moçambicano das Relações Exteriores e Cooperação, Oldemiro Balói, e pelo embaixador da Rússia em Maputo, Igor Popov, tem como objetivo facilitar a circulação de diplomatas e trabalhadores de serviços em instituições diplomáticas nos dois países, mas, no futuro, a medida vai se estender a outros níveis.

Em entrevista, o representante moçambicano disse que a abolição de vistos de entrada "se insere no contexto de excelentes relações" bilaterais e representa "a garantia de que as relações continuarão a evoluir", como ambos os governos pretendem.

O governante justificou a decisão de suprimir os vistos com a Rússia, "um país amigo", pela intenção de aprofundar os laços de cooperação com os russos, que foram afetados após as mudanças na ex-União Soviética, na década de 1990.

"As relações com a federação russa são excelentes. Estamos à procura do caminho para aprofundá-las ainda mais", disse o governante.

"Neste momento, estamos a tentar redefinir os contornos dessa cooperação e ver se arrancamos, daí a importância deste instrumento que foi assinado", acrescentou.

A supressão de vistos vai "facilitar os tempos de execução das tarefas que nós tenhamos e, sobretudo, a resposta a situações de urgências", explicou Balói.

O embaixador russo considerou o acordo "um grande passo para desenvolver as relações bilaterais" entre a Rússia e Moçambique, o que representa também um "grande presente para os diplomatas e trabalhadores de serviços que visitam os dois países".

Moram em Moçambique 250 russos, enquanto na Rússia calcula-se que residam 100 moçambicanos, incluindo estudantes bolsistas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,12
    5,427
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    0,89
    101.353,45
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host