UOL Notícias Notícias
 

31/12/2009 - 13h31

Presidente do Timor elogia gestão de líder indonésio morto

Lisboa, 31 dez (Lusa) - O presidente do Timor Leste, José Ramos-Horta, afirmou nesta quinta-feira que o ex-presidente indonésio Abdurrahman Wahid, morto na última quarta, era um líder político "prudente", "moderado" e "muito aberto ao diálogo", e disse que lembra dele com "afeição, carinho e respeito".

Em entrevista por telefone à Agência Lusa, o governante timorense ressaltou que Wahid, também conhecido como "Gus Dur", se "destacou" entre os demais líderes intelectuais e religiosos por sua "postura de não apoiar abertamente a anexação do Timor Leste pela Indonésia", tendo evoluído no sentido do "apoio à autodeterminação" dos timorenses.

Ramos-Horta lembrou ainda que conheceu Wahid na década de 80 e disse que a visita do ex-presidente indonésio ao Timor, em 2000 - poucos meses depois do referendo popular que permitiu a independência timorense -, foi um exemplo do "muito esforço" que fez durante seu mandato para "normalizar" o relacionamento entre os dois países.

Wahid, que governou de 1999 a 2001, morreu aos 69 anos, em Jacarta, segundo anúncio feito por seu partido.

Ele foi o quarto presidente da Indonésia, e morreu em decorrência de complicações de diabetes e de um acidente vascular cerebral, explicou um médico do hospital Cipto Mangunkusumo, de Jacarta.

O ex-líder indonésio foi eleito presidente em outubro de 1999 e ficou no cargo até julho de 2001. Ele defendia a tolerância étnica e religiosa e seu mandato foi considerado um período de transição democrática, apesar das muitas críticas que recebeu, incluindo a acusação de conduzir um governo com um percurso errático.

O funeral de Wahid aconteceu nesta quinta na ilha de Java, e assistiram à cerimônia cerca de dez mil pessoas, incluindo o atual chefe de Estado, Susilo Bambang Yudhoyono.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,30
    5,413
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h19

    -1,30
    102.775,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host