UOL Notícias Notícias
 

31/12/2009 - 14h04

Líder de Macau promete governo íntegro contra corrupção

Macau, China, 31 dez (Lusa) ? O chefe do governo de Macau, Fernando Chui Sai On, promete, nesta quinta-feira, construir uma Administração íntegra, como forma de combate à corrupção.

Ele destacou a "promoção do valor da integridade e da edificação de um governo íntegro como medida de combate à corrupção" e a inovação, "procurando, com a experiência herdada e a inovação necessária, satisfazer a maior vontade das pessoas de Macau e responder ao sublime princípio de servir melhor o cidadão".

Em seu primeiro discurso de fim de ano como líder do Executivo da região administrativa especial, Chuí Sai On defendeu também a melhoria do sistema de consulta à opinião pública para responder com políticas aos desejos e necessidades da população.

Em pronunciamento voltado ao futuro, mas com várias referências ao passado, o governante ressaltou que, apesar dos problemas da economia mundial e de seu impacto no território, a população seguiu empenhada e, por isso, compartilhou os frutos do desenvolvimento social "conseguido através de seus esforços".

"Com a experiência acumulada ao longo destes dez anos (desde a transferência da soberania de Portugal para a China), as pessoas de Macau estão mais maduras, perspicazes, e espiritualmente preparadas. Mas o importante é que as pessoas de Macau acreditam veementemente que, sob o princípio 'um País, dois sistemas', os seus esforços serão, com certeza, merecedores de justa recompensa, e mantêm sempre confiança quanto ao futuro de Macau", afirmou.

"Um caminho de mil léguas começa com o primeiro passo. O nosso caminho começa neste ano. Eu e todos os cidadãos de Macau o seguiremos, de braços dados, lado a lado", ressaltou o novo chefe do governo de Macau.

Chui Sai On prometeu trabalhar para melhorar a qualidade de vida da população do território, sempre sob o lema "servir melhor o cidadão".

Terceiro chefe do Executivo de Macau, Fernando Chui Sai On ? que integrou os primeiro e segundo governos de Edmund Ho como secretário dos Assuntos Sociais e Cultura até renunciar para concorrer ao cargo de governante da região ? lembrou que acabou de receber as pastas da Administração anterior, mas "já" trabalha de forma empenhada com sua equipe.

"Servir melhor o cidadão é o valor que sustentará a nossa governança, independentemente do objetivo e forma de nossas ações, de se tratar de ações parciais ou globais, ou de iniciativas de curto ou de longo prazo", disse na mensagem de Ano Novo à população.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h00

    -3,19
    4,968
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h05

    2,23
    95.921,00
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host