UOL Notícias Notícias
 

19/01/2010 - 00h01

Luiz Carlos da Costa: última entrevista para a Rádio ONU

Daniela Traldi*
Da Rádio ONU
Em Nova York
Brasileiro, ex-vice-chefe da Minustah, falou com emissora, horas antes do terremoto no Haiti, sobre o papel da missão nas eleições que teriam lugar em fevereiro no país; divulgação da entrevista foi autorizada pela família



Menos de cinco horas antes do terremoto que assolou o Haiti no último dia 12, o número dois da Missão da ONU no país, o brasileiro Luiz Carlos da Costa, falou com exclusividade à Radio ONU sobre os planos para as eleições legislativas, que estavam marcadas para o próximo mês.

Após obter a autorização da família de Luiz Carlos da Costa, a Rádio ONU decidiu divulgar trechos dos 15 minutos da conversa que ele manteve com a repórter Daniela Traldi.

Papel
Logo no início da entrevista, o brasileiro explicou como seria o papel da ONU no processo eleitoral.

"A Minustah tem dentro do seu mandato a responsabilidade de apoiar o governo do Haiti, especificamente o comitê eleitoral, na organização das eleições. No ano de 2010 estão programadas duas rondas de eleições. Primeiro eleições parlamentares para a câmara dos deputados com 99 vagas e para o senado com 11 vagas", afirmou.

Os escritórios de Luiz Carlos da Costa e do chefe da Minustah, Hédi Annabi, ficavam no Hotel Christopher que desmoronou com a força do terremoto de terça-feira. Os corpos dos dois foram achados no sábado entre os escombros dos cinco andares que caíram na hora do tremor.

Na madrugada desta segunda-feira, os restos mortais dele e do chefe civil da Minustah, Hédi Annabi, chegaram a Nova York no mesmo avião que trouxe de volta o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon. Ban esteve na ilha caribenha numa visita de seis horas para acompanhar os trabalhos de resgate.

O corpo do brasileiro devera ser velado na sua cidade natal, Rio de Janeiro, nos próximos dias.

*Apresentação: Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host