UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Internacional

12/04/2004 - 18h12
Reféns japoneses estão bem, diz iraquiano

TÓQUIO (Reuters) - Uma pessoa que se autodenomina um mediador trabalhando pela libertação dos três civis japoneses que foram feitos reféns no Iraque disse, na segunda-feira, que os sequestradores concordaram em não matá-los, informou a agência de notícias Kyodo.

Segundo a agência, Muzhir al-Duleimi, chefe da anteriormente desconhecida Liga para Defesa dos Direitos do Povo Iraquiano, contatou os sequestradores no início do dia e foi informado que "o estado de saúde dos três reféns é bom".

"Duleimi disse na entrevista que o grupo de militantes concordou em não matar os civis japoneses em resposta a seus apelos", informou a agência de notícias.

Em uma notícia separada, o jornal japonês Yomiuri Shimbun citou Duleimi dizendo acreditar que os reféns serão libertados em breve e que os sequestradores lhe prometeram não lhes fazer mal.

O Japão, que ficou amplamente dividido pela decisão do primeiro-ministro Junichiro Koizumi de enviar tropas ao Iraque, tem vivido um clima de ansiedade desde que os sequestradores divulgaram um vídeo na quinta-feira onde os reféns aparecem de olhos vendados e armas apontadas para suas cabeças.

A Kyodo informou que não está claro se os comentários de Duleimi, que alega ser mediador nas negociações, são confiáveis.

Em uma entrevista com o canal de TV árabe Al Jazeera transmitida no domingo, Duleimi disse que informações anteriores de que os japoneses estariam prestes a serem soltos, não eram verdadeiras. Depois o suposto mediador disse que eles seriam mortos em 24 horas.

Koizumi prometeu não retirar as cercas de 550 tropas de terra de Samawa, sul do Iraque, apesar das ameaças dos sequestradores de matar os civis caso a missão japonesa no país mão fosse abandonada.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA