UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

28/04/2004 - 19h45
Brasil tem mais homicídios que a guerra do Iraque, diz ONU

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Com menos de 3 por cento da população mundial, o Brasil responde por 11 por cento de todos os homicídios no planeta, e o número de vítimas é maior do que na guerra do Iraque, disse na quarta-feira o diretor do Programa de Desenvolvimento da ONU (Pnud) no Brasil, o português Carlos Lopes.

Em seminário sobre desarmamento no Rio, ele disse que cerca de 40 mil pessoas morreram por ano no Brasil por causa de armas de fogo, e que esse número está crescendo. "Isso é mais do que o número de vítimas no Iraque. É impossível entender como um país em paz tem tantas mortes resultantes do uso de armas de fogo, e a ONU está preocupada com os números."

Os Estados Unidos dizem que 585 soldados da coalizão morreram no Iraque ao longo do último ano, e estimativas não oficiais dão conta de até 17.151 mortes entre iraquianos.

Lopes disse que o governo e o setor privado do Brasil gastam o equivalente a 10 por cento do PIB em segurança. "Empresas estão gastando 70 bilhões de reais por ano em segurança. Esse dinheiro poderia ser gasto em outros tipos de projetos na esfera social", afirmou.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, cerca de um terço dos 175 milhões de brasileiros sobrevivem com menos de um dólar por dia, enquanto iniciativas como o programa Fome Zero têm dificuldades em sair do papel. Nesse cenário dominado pela miséria, com grande influência do narcotráfico, muita gente cai na criminalidade, especialmente em grandes cidades.

Segundo dados divulgados neste mês pelo IBGE, as taxas de homicídio cresceram 130 por cento no Brasil entre 1980 e 2000, atingindo 27 casos para cada 100 mil pessoas. Entre os jovens de 15 a 24 anos, esse indicador chega a 95,6 assassinatos para cada 100 mil pessoas.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA