UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

22/06/2004 - 00h43
Ex-governador Brizola morre após sofrer enfarto no Rio

SÃO PAULO (Reuters) - O ex-governador Leonel Brizola, último representante da velha esquerda brasileira, morreu nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, aos 82 anos.

Segundo a assessoria do Hospital São Lucas, o presidente do PDT teve uma parada cardiorespiratória e não foi possível reanimá-lo. O horário da morte foi 21h20.

Brizola chegou ao hospital por volta de 17h30 desta segunda-feira com um quadro infeccioso. Segundo Fernando Brito, um de seus assessores, ele fez alguns exames no hospital para tentar detectar a causa da infecção. Passou mal quando ia realizar exames em outra clínica.

"No elevador ele teve o que se pensou ser um edema pulmonar", disse Brito. "Apurou-se que era um enfarto agudo do miocárdio que depois evoluiu para o óbito."

Em uma nota curta, o Palácio do Planalto falou que o presidente lamentou a morte de Brizola por quem "sempre nutriu profundo respeito e admiração".

"O presidente da República reconhece o valor da presença de Leonel de Moura Brizola na vida política brasileira por mais de 50 anos." Lula decretou luto oficial por três dias em memória do ex-governador.

O presidente da Câmara dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP) anunciou o adiamento da votação do salário mínimo, que estava marcada para terça-feira. Ele disse que a sessão na Câmara será de homenagens ao presidente do PDT.

Governador do Rio de Janeiro, duas vezes, e do Rio Grande do Sul, o gaúcho Brizola desempenhou papel central na história política do país, especialmente no período anterior ao golpe de 1964 e nos anos finais do regime militar e início da redemocratização do país.

Brito informou que o corpo do ex-governador será velado no Palácio da Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro. Segundo o assessor, ainda estavam sendo definidos detalhes sobre um possível translado do corpo para Porto Alegre, onde seria velado no Palácio Piratininga. Brizola será enterrado em São Borja (RS).

(Eduardo Simões e Alexandre Caverni)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA