UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

22/07/2004 - 18h11
Crianças pequenas têm melhor memória que seus pais, diz estudo

WASHINGTON (Reuters) - Quem sabe agora você começa a acreditar no seu filho. Pesquisadores disseram na quinta-feira que as crianças pequenas têm memória melhor que a de seus pais.

Eles descobriram que uma criança de 5 anos consegue superar a maioria dos adultos em um teste de reconhecimento pela memória, ao menos sob condições específicas. A razão disso é que os adultos já sabem coisas demais.

"É um caso em que o conhecimento pode na verdade diminuir a eficiência da memória", disse Vladimir Sloutsky, diretor do Centro para Ciência Cognitiva da Universidade Estadual de Ohio e coordenador da pesquisa.

Para esse estudo, os cientistas mostraram imagens de gatos, ursos e aves a 77 crianças pequenas e a 71 universitários. O estudo foi feito de forma que os voluntários olhassem para as imagens sem saber o que estava sendo investigado.

Em artigo na revista Psychological Science, os pesquisadores disseram que as crianças, com idade média de 5 anos, tiveram 31 por cento de acertos ao identificar as imagens dos animais que haviam visto antes. Entre os adultos, só 7 por cento acertavam.

Sloutsky acha que as crianças usam um raciocínio diferente, chamado indução por similaridade, ao analisarem as imagens. Quando vêem imagens subsequentes de animais, elas olham cuidadosamente para ver se esse animal é parecido com o gato original.

Já os adultos usam a indução por categorias -- quando vêem que é um gato, param de prestar atenção. Por isso, na segunda parte do teste, eles não reconheciam as imagens tão bem quanto as crianças.

"Os adultos não ligavam para um gato específico -- tudo o que eles queriam saber era se o animal era um gato ou não", disse Sloutsky.

Quando as crianças pesquisadas eram ensinadas a usar a indução por categorias, como os adultos, sua capacidade mnemônica caía para os mesmos níveis dos mais velhos.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA