UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/01/2005 - 10h44
ESTRÉIA-"O Segredo dos Golfinhos" trata ecologia de forma banal

SÃO PAULO (Reuters) - Na onda de outras loiras televisivas, como Xuxa e Carla Perez, a apresentadora Eliana estréia no cinema com um filme voltado para o público infantil com "Eliana em O Segredo dos Golfinhos", estréia da sexta-feira.

A aventura ecológica, rodada em sua maior parte na Riviera Maya, no México, é dirigida pela atriz e diretora Eliana Fonseca, a mesma de "Ilha Rá-Tim-Bum -- O Martelo de Vulcano". Mas com tantas opções infantis em cartaz, como "Bob Esponja -- O Filme" e "Os Incríveis", resta saber se o público infantil está interessado em desvendar esse segredo.

Como a vasta maioria dos filmes infantis das últimas décadas, o foco do longa-metragem da apresentadora é a ecologia. Desta vez, o alvo são os golfinhos, que devem ser protegidos de um maldoso milionário que pretende construir um parque temático com tubarões justamente onde esses mamíferos marinhos são protegidos.

No seu programa de TV, Eliana promove um concurso de redação, cujo vencedor será levado para conhecer os golfinhos mexicanos.

Os ganhadores são os amigos Calé (João Paulo Bienemann) e Rogério (Thomas Levisky). Na verdade, apenas o primeiro escreveu a redação, o amigo dele enganou a todos colocando seu nome no texto quando mandou por fax para o programa de TV. Nessa viagem, eles terão de levar a chata e esnobe irmã de Rogério, Veralú (Fernanda Souza).

Enquanto isso, no paraíso tropical, coisas estranhas estão acontecendo. Os golfinhos amanhecem doentes e começam a morrer. Tudo por causa do vilão Esquivel (Fulvio Stefanini), que, com a ajuda de sua comparsa (Angela Dip), roubou um crânio de cristal responsável pela harmonia dos golfinhos com a natureza.

De posse do objeto mítico, o maquiavélico consegue dominar a todos, inclusive um juiz que iria condená-lo. Como todo bom vilão que se preze, ele pretende dominar o mundo.

"REFERÊNCIAS"

Restará a Eliana, com a ajuda do biólogo Fred (Daniel Del Sarto), salvar a vida dos seus amigos aquáticos. Quem conhece a história do crânio é Pepe (Jackson Antunes), uma espécie de ser mítico que conhece tudo sobre os golfinhos.

A chegada das crianças no México trará novidades à trama. Enquanto Calé irá ajudar a apresentadora, Rogério e Veralú só vão atrapalhar, tentando fazer de tudo para aparecer na TV.

Quando Eliana reuniu a imprensa para falar sobre o filme, em junho do ano passado, antes de embarcar para o México, ela e sua equipe disseram que fariam um filme para toda a família.

Mas, aparentemente, isso ficou só na intenção. Além de fazer pouco da inteligência das crianças (dos adultos e adolescentes nem se fala), "Eliana em o Segredo dos Golfinhos" tem várias cenas envolvendo uma arma de fogo -- em algumas vezes apontada para crianças.

O filme até levanta a bandeira "salve a natureza", mas da forma mais canhestra possível. O que ameaça a vida dos golfinhos nem são caçadores, mas o roubo de um crânio de cristal, que "protege" esses mamíferos. A fantasia acaba depondo contra. O crânio não serve como metáfora, e a mensagem não chega -- nem por vias tortas.

As externas foram rodadas no México porque esse tipo de filmagem não é permitido em Fernando de Noronha. Mas, mesmo na América Central todo mundo fala português, inclusive um grupo de manifestantes -- liderados por Supla --, que, apesar disso, fazem cartazes e faixas em espanhol.

Há tempos não se via um filme com tantas "referências" no cinema brasileiro. De "Free Willy" a "Tubarão", passando por "As Panteras", "Tomb Raider" e até um improvável momento à la "Os Intocáveis".

Mas nada disso conta, porque "Eliana em o Segredo dos Golfinhos" parece estar destinado a ser uma daquelas lendas urbanas (ou seria litorâneas?) como "Cinderela Baiana", com Carla Perez -- que ninguém tem certeza se existiu mesmo, mas que sempre surge alguém cujo amigo de um amigo de um primo jura ter visto.

(Por Alysson Oliveira, do Cineweb)

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA