UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 Internacional

30/06/2006 - 09h16
Proporção de população idosa no Japão é a mais alta do mundo

TÓQUIO (Reuters) - O Japão, que luta contra uma taxa de natalidade decrescente e o envelhecimento da população, disse na sexta-feira que sua taxa de idosos em relação à população total é agora a mais alta do mundo, ultrapassando a da Itália.

O índice de pessoas com 65 anos ou mais alcançou 21 por cento da população total em 2005, batendo os 20 por cento da Itália, afirmou o governo em um relatório liberado nesta sexta-feira.

A taxa de pessoas com 15 anos ou menos na população total foi a menor do mundo, com 13,6 por cento, ultrapassando a da Bulgária -- de 13,8 por cento --, mostrou o relatório.

"Isso aponta para uma tendência forte em direção à diminuição do número de crianças", disse a repórteres Kuniko Inoguchi, ministra responsável por lidar com a queda na taxa de natalidade, após um encontro do gabinete de governo. "Estamos determinados a fazer o melhor para lidar com o problema".

A baixa taxa de natalidade e a população cada vez mais idosa do Japão provocaram temores sobre o crescimento futuro da segunda maior economia do mundo e da sustentabilidade de seu sistema previdenciário.

A população do Japão -- agora, de cerca de 127 milhões -- diminuiu no ano passado pela primeira vez desde 1945. Especialistas há tempos prevêem a alteração, mas ela veio dois anos antes do esperado.

A taxa de fertilidade do Japão, ou o número médio de filhos que uma mulher tem durante a vida, caiu para 1,25 em 2005, atingindo a menor taxa da história.

A taxa de natalidade bastante baixa do Japão foi atribuída ao excesso de horas trabalhadas por homens e mulheres, ao alto custo de colocar os filhos em um sistema escolar altamente competitivo e às barreiras no avanço de mulheres na carreira, ao mesmo tempo em que criam os filhos.

O governo disse em dezembro que a população japonesa encolheria pela metade em menos de um século, a menos que algo fosse feito para reverter a queda na taxa de natalidade.

REUTERS EL ACF

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA