(Reuters) - Cientistas que assessoram a ONU a respeito das mudanças climáticas vão divulgar na sexta-feira, em Paris, o primeiro de quatro relatórios previstos para este ano apontando os riscos do aquecimento global.
A seguir, o calendário do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, criado em 1988 pela Organizações das Nações Unidas (ONU) para orientar os governos. O grupo conta com o trabalho de cerca de 2.500 especialistas em mais de 130 países. Seu último relatório foi em 2001.
PARIS, 2 de fevereiro -- "A Base Físico-Científica para a Alteração Climática" -- O primeiro relatório trará evidências sobre o impacto das atividades humanas no aquecimento dos últimos 50 anos, especialmente o uso de combustíveis fósseis. Deve também projetar alterações climáticas até o fim do século.
Um relatório preliminar diz haver pelo menos 90 por cento de chance de que as atividades humanas sejam a principal causa do aquecimento global desde 1950, segundo fontes científicas. No relatório de 2001, a probabilidade era estimada em pelo menos 66 por cento.
Na "melhor estimativa" do relatório, a temperatura média do planeta em 2100 deve ser 3C superior aos níveis pré-industriais. O relatório de 2001, mais vago, apontava uma variação de 1,4 a 5,8C.
BRUXELAS, começo de abril -- "Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade" -- O segundo relatório vai detalhar os possíveis impactos da mudança climática no mundo e formas de adaptação. O jornal australiano The Age disse que uma versão preliminar projeta que entre 200 e 700 milhões de pessoas a mais podem enfrentar escassez de alimentos até 2080, e que entre 1,1 e 3,2 bilhões de pessoas a mais sofrerão com a falta de água.
BANGCOC, começo de maio -- "Mitigação da Alteração Climática" -- O terceiro relatório vai analisar formas de combater o aquecimento global, inclusive com opções e custos para controlar as emissões de gases do efeito estufa.
VALÊNCIA, meados de novembro -- "Relatório-Síntese" -- O quarto e último relatório resumirá as conclusões.
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)