UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

15/06/2007 - 17h37
Lula assina garantias à Copa 2014 e conta com iniciativa privada

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Ao assinar as garantias governamentais exigidas pela Fifa para países candidatos a organizar uma Copa do Mundo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reconheceu que muitas obras de infra-estrutura terão que ser feitas para receber o Mundial de 2014.

O documento, com as 11 garantias pedidas pela Fifa, que vão desde a entrada de equipamentos e pessoas no país até condições de segurança, será entregue pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, na Suíça. Teixeira viaja ainda nesta sexta-feira para a Europa.

Lula lembrou que os governos federal, estadual e municipal estão investido mais de 3,5 bilhões de reais nos preparativos para os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, e que o custo para uma Copa do Mundo será ainda maior.

Mas ao contrário do Pan, o presidente afirmou que a iniciativa privada terá papel fundamental para uma eventual Copa do Mundo no país.

"Se nós estamos gastando isso no Rio de Janeiro para fazer o Pan, imaginem uma Copa do Mundo que vai utilizar, quem sabe, 12 estádios, oito, dez, sei lá quantos estádios", disse o presidente na cerimônia de assinatura, no Palácio do Planalto, em Brasília.

"Imaginem o que nós vamos ter que construir de obras de infra-estrutura, o que a iniciativa privada vai ter que construir de palcos para os eventos", acrescentou.

"Nós temos que ter a convicção de que uma Copa do Mundo não é um evento menor, é um dos maiores eventos que a humanidade assiste, é um dos eventos que envolvem mais recursos privados, e é um investimento que tem que levar em conta a participação do governo em criar as condições para que o evento se dê da forma mais perfeita possível."

O Brasil é candidato único a realizar a Copa do Mundo de 2014, que segundo o rodízio de continentes da Fifa será realizada na América do Sul. A decisão final da entidade internacional sobre o local do Mundial acontece em novembro deste ano.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA