UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

08/07/2007 - 16h11
Federer é pentacampeão em Wimbledon e iguala recorde de Borg

Por Martyn Herman

LONDRES (Reuters) - Roger Federer sobreviveu a um embate feroz contra Rafael Nadal e venceu seu quinto título consecutivo em Wimbledon neste domingo, domando o inspirado espanhol com parciais de 7-6, 4-6, 7-6, 2-6 e 6-2.

Normalmente sereno, o suíço pareceu prestes a desmoronar sobre a pressão no quinto set, quando Nadal teve duas chances de quebrar seu serviço, mas redescobriu sua mágica a tempo.

Depois de finalizar seu segundo match point, Federer tombou na grama da quadra central, sabendo que havia igualado os cinco títulos consecutivos de Bjorn Borg.

O sueco, que venceu entre 1976 e 1980, assistiu juntamente com outros 14 mil espectadores hipnotizados o desenrolar da batalha sob o sol durante três horas e 45 minutos, o final perfeito de um torneio atormentado pela chuva.

"Disputar com um campeão como Rafa na final tem um significado ainda maior, especialmente diante de Borg," declarou Federer depois de erguer o troféu. "Eu disse a ele na rede que ele também mereceu."

Somente Federer, que agora soma 11 títulos de grand slam aos 25 anos, sabe o quão próximo esteve de perder o que vai entrar para a história como a melhor final masculina de Wimbledon em muitos anos.

Nadal parecia preparado para se tornar o primeiro tenista desde Borg em 1980 s vencer Roland Garros e Wimbledon de ponta a ponta quando levou o quarto set e chegou a impor um placar de 15-40 sobre Federer em dois de seus games de serviço consecutivos.

"Eu fui o sortudo hoje," disse Federer, que envergou uma elegante combinação de paletó e calça brancos para receber seu prêmio.

DISPUTA ELETRIZANTE

Federer, que entrou em quadra com um histórico de 53 vitórias na grama, começou a tarde com um ace fulminante, sinal de uma disputa eletrizante.

Nadal, rei do saibro, acusou o golpe, perdendo seu game de serviço.

Recuperando-se de um 3-0, o espanhol pegou fogo, abalando Federer com uma série de winners e fazendo 3-3 com uma passada de backhand incrível.

O tiebreak ficou dramático quando Federer sacou seu terceiro set point em 6-5. Um backhand de Nadal foi declarado bola fora mas ele questionou a decisão e o sistema eletrônico revelou que a bola havia triscado a linha. Federer finalmente se colocou na dianteira com um voleio de backhand sublime que garantiu seu 8-7.

Nadal parecia o tenista mais ameaçador no segundo set e deu trabalho ao campeão, impondo 15-40 sobre Federer no sexto game depois de questionar com sucesso um primeiro serviço sacado para fora. Federer mostrou a frieza de Borg e conseguiu sair da situação difícil.

Federer sofreu nova ameaça em um 15-40 com o set em 4-5, e dessa vez não houve como escapar quando o espanhol de 21 lançou um backhand inalcançável.

A final ferveu no terceiro set, com Nadal se esticando para aparar os petardos de Federer e um tiebreak durante o qual Federer chegou a lançar olhares furiosos todas as vezes que Nadal questionava alguma bola.

Federer manteve a calma e conquistou o segundo tiebreak do dia, mas Nadal voltou lutando no quarto set.

O suíço pareceu perder o foco totalmente quando, já tendo sido quebrado uma vez, um forehand de Nadal em 0-2, 30-40 foi declarado bola fora mas a decisão foi revertida.

"Isso está me matando," gritou Federer, que rumou para sua quinta decisão em cinco sets em 13 finais de grand slam, apesar de Nadal precisar de um intervalo longo para tratar de uma lesão no joelho.

Nadal não demonstrou sinais evidentes de desconforto ao obter break points em 1-1 e 2-2 no último set, mas não soube aproveitar essas oportunidades, e Federer aproveitou para reclamar seu quinto título em Wimbledon.

ÍNDICE DE ÚLTIMAS NOTÍCIAS   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA