UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

15/10/2007 - 11h38
Trio norte-americano ganha Nobel de Economia 2007

Por Adam Cox

ESTOCOLMO (Reuters) - Os economistas norte-americanos Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson ganharam nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Economia por criarem as bases de uma teoria que determina quando os mercados estão funcionando de forma eficaz.

Hurwicz, cidadão norte-americano de origem russa, torna-se, aos 90 anos, o mais idoso laureado com um Nobel na história.

A Real Academia Sueca de Ciências disse que os três estabeleceram a teoria do desenho de mecanismos, que examina a eficácia da alocação de recursos por diferentes instituições e se a intervenção governamental é necessária.

Hurwicz foi o pioneiro nesse campo, aperfeiçoado por Maskin, da Universidade Princeton, e Myerson, da Universidade de Chicago, segundo a explicação da Academia.

Nascido em Moscou no ano na Revolução Bolchevique (1917), Hurwicz é professor-emérito da Universidade de Minnesota, em Minneapolis.

Os economistas vão dividir um prêmio de 10 milhões de coroas suecas (1,57 milhão de dólares).

Segundo a Academia, a teoria do desenho de mecanismos desempenha atualmente um papel central em muitas áreas da economia e partes da ciência política.

"A clássica metáfora de Adam Smith sobre a mão invisível refere-se a como o mercado, sob condições ideais, garante uma alocação eficiente de recursos escassos. Mas, na prática, as condições normalmente não são ideais. Por exemplo, a competição não é completamente livre, os consumidores não são perfeitamente informados e a produção e o consumo desejáveis privadamente podem gerar custos e benefícios sociais", explicou a nota.

Eric Maskin nasceu em 1950, em Nova York, e doutorou-se em 1976 em Matemática Aplicada por Harvard. Atualmente leciona Ciências Sociais no Instituto de Estudos Avançados de Princeton.

Roger Myerson nasceu em 1951, em Boston. A exemplo de Maskin, tornou-se PhD em Matemática Aplicada por Harvard em 1976. Atualmente, ocupa uma cátedra em Chicago.

O Nobel econômico não é parte da lista original de prêmios estabelecida no testamento do inventor da dinamite, Alfred Nobel, em 1895. Ele só surgiu em 1968, e é originalmente chamado Prêmio Sveriges Riksbank [Banco Real Sueco] de Ciências Economicas em Memória de Alfred Nobel.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA