UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

08/01/2008 - 11h10
Obama e McCain ampliam vantagem para prévia desta terça

Por John Whitesides

MANCHESTER, EUA (Reuters) - O pré-candidato democrata Barack Obama aumentou para 13 pontos percentuais sua vantagem sobre Hillary Clinton pouco antes de se iniciar a votação nas prévias de New Hampshire, revelou uma pesquisa da Reuters/C-Span/Zogby divulgada nesta terça-feira.

O senador republicano John McCain, do Arizona, também ampliou sua distância em relação ao ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, ficando com 36 contra 27 por cento das intenções de voto após vários meses de uma intensa campanha no Estado.

HILLARY À BEIRA DO CHORO
AFP
As pressões da disputa partidária democrata, na qual o favoritismo de Hillary Clinton se vê cada vez mais ameaçado pelo senador Barack Obama, provocaram uma rara exibição de lágrimas da ex-primeira-dama ontem. Sem conseguir evitar a voz embargada e com os olhos visivelmente úmidos, ela falou publicamente sobre a dificuldade em manter o controle das emoções durante a campanha.
LEIA MAIS
QUEM VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE O DEMOCRATA INDICADO? VOTE!
QUEM VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE O REPUBLICANO INDICADO? VOTE!
TIRE SUAS DÚVIDAS
Obama continuava aproveitando-se do empurrão conferido pelo seu desempenho nas prévias de Iowa, na semana passada, quando ele e o republicano Mike Huckabee obtiveram vitórias surpreendentes, deixando para trás os adversários Hillary e Romney.

Obama, um senador de Illinois que pode se tornar o primeiro presidente negro dos EUA, liderava as pesquisas com 42 por cento das intenções de voto, contra 29 por cento para Hillary, antes apontada como o principal nome das prévias democratas.

O ex-senador pela Carolina do Norte John Edwards aparecia em terceiro lugar, com 17 por cento.

"Obama continua na ascendente e não está perdendo gás. Ele experimentou um outro dia em que tudo deu certo", afirmou John Zogby, um especialista em pesquisas.

O pré-candidato aparecia à frente de Hillary em todos os grupos de eleitores com exceção das mulheres e dos norte-americanos com mais de 65 anos de idade. E afastava-se da senadora de Nova York entre os eleitores democratas de base.

"Foi assim também que ele se saiu nas últimas horas de Iowa", afirmou Zogby sobre Obama.

Candidatos republicanos e democratas nas primárias presidenciais em New Hampshire afiaram suas línguas na segunda-feira e fizeram seus discursos finais antes dos eleitores seguirem para as urnas nesta terça-feira. A senadora Hillary Clinton trabalhou furiosamente para evitar uma segunda derrota para o senador Barack Obama e havia sinais de que pressão estava cobrando seu preço
RETA FINAL EM NEW HAMPSHIRE
LEIA A ÍNTEGRA DA REPORTAGEM DO HERALD TRIBUNE
PRÉVIA TEM FAVORITOS
LISTA DOS DEMOCRATAS
LISTA DOS REPUBLICANOS
INÍCIO DA VOTAÇÃO NOS EUA
MCCAIN: FÔLEGO NACIONAL
OBAMA: COR IRRELEVANTE
IMAGENS DA VOTAÇÃO
A pesquisa realizada com 862 eleitores democratas em potencial e 859 eleitores republicanos em potencial coletou dados entre sábado e segunda-feira. A margem de erro dela é de 3,4 pontos percentuais.

As prévias de New Hampshire, na terça-feira, representam o próximo campo de batalha no processo de escolha dos candidatos republicano e democrata para a eleição presidencial de novembro, quando os EUA escolherão o sucessor do atual líder do país, George W. Bush. O processo acontece em cada Estado separadamente.

Tanto Hillary quanto Romney vêem-se sob pressão para reavivar suas campanhas após um desempenho decepcionante em Iowa. Uma segunda derrota pode manchar-lhes ainda mais a imagem.

Hillary, ex-primeira-dama do país, ficou em terceiro lugar em Iowa. Romney, que antes liderava as pesquisas para Iowa e New Hampshire, ficou em segundo.

UOL Celular

Acompanhe as notícias do UOL no seu celular: wap.uol.com.br


Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA