UOL Notícias Cotidiano
 

01/06/2009 - 11h52

Aeronáutica desloca 5 aviões para as buscas; Marinha envia três navios, mas eles só devem chegar amanhã à área

Do UOL Notícias
Em São Paulo e Brasília
Atualizada às 14h35

A Marinha enviou três navios para auxiliar a Força Aérea Brasileira nas buscas do voo 447, da Air France. O avião partiu do Rio, na noite de ontem, com destino a Paris, e está desaparecido.

As três embarcações são o navio-patrulha Grajaú, que partiu de Natal, a fragata Constituição, que saiu de Salvador, e a corveta Caboclo, que saiu de Maceió. Os navios são normalmente utilizados em operação de busca e salvamento.

Segundo o Centro de Comunicação da Marinha, eles devem levar em torno de 24 a 30 horas para chegar à região do último contato do avião, que ocorreu a cerca de 770 km de Fernando de Noronha. Essa foi a região informada pela Aeronáutica para o início das buscas, segundo a Marinha.

Quem está assumindo o comando da operação é 3º Distrito Naval, em Natal. Este centro é que fará a comunicação com Aeronáutica.

Há mais dois navios da Marinha de sobreaviso, a fragata Bosísio e o navio-tanque Gastão Mota. Além disso, a Marinha coordena ações de buscas junto a possíveis navios mercantes que possam estar na rota do acidente.

Aeronaves
As buscas para localizar a aeronave do voo 447 envolvem cinco aviões e dois helicópteros da Força Aérea Brasileira. Os dois primeiros aviões mobilizados forma um Hércules C-130 e um Bandeirante P-95 equipado para ações de patrulha marítima. Também participam da operação homens do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Parasar).

De acordo com a FAB, a operação de busca foi iniciada às 2h30, quando foram acionados o Hércules e o Bandeirante.

A revista francesa Le Point informou que o governo francês deslocou três aviões para realizar as buscas do avião A330. Um avião de reconhecimento Bréguet Atlantic baseado em Dakar foi o primeiro a ser enviado para a região em que houve o desaparecimento. Depois, um Falcon 50 e um outro Breguet Atlantic foram destacados para reforçar as buscas.

A França também enviou um navio que estava na costa da Guiné para a região, mas ele estaria a "vários dias" de viagem, segundo o porta-voz do Estado Maior francês. O uso de satélites de observação teria pouco efeito na região, devido ao fato de a região estar coberta por nuvens.

O governo norte-americano disponibilizou pessoal e equipamentos do Comando Sul, sediado no Paraná, para ajudar nas buscas. "Quanto mais gente melhor", afirmou o coronel Jorge Amaral, vice-chefe do centro de comunicação social da Força Aérea Brasileira, ao ser questionado sobre a necessidade de se acionar a ajuda norte-americana - o que também foi feito pela França.

Os aviões da FAB envolvidos na ação, segundo a nota mais recente da Aeronáutica, são:
- 1 avião Bandeirante de patrulha marítima (P-95), que decolou de Salvador com destino a Fernando de Noronha-PE;

- 1 helicóptero Blackhawk (H-60), que está em voo prosseguindo para Natal-RN, e posteriormente para Fernando de Noronha-PE;

- 1 aeronave Bandeirante SR (SC-95), de Campo Grande (MS) para Natal;

- 1 aeronave Amazonas (SC-105) de busca e resgate, de Campo Grande (MS) para Natal;

- 1 helicóptero Super Puma (H-34), do Rio de Janeiro com destino a Natal;

- 1 aeronave Hércules (C-130) prossegue para Natal-RN, com a equipe do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (Parasar), unidade de elite para operações de busca e resgate;

- 1 aeronave Hércules (C-130), que estava em Las Palmas, com destino à Europa, foi acionada para efetuar a rota inversa do voo AFR 447.

Jobim
O ministro da Defesa Nelson Jobim, na manhã desta segunda, durante visita à Namíbia, recebeu a informação do desaparecimento do voo. Em nota, ele afirmou: "Após me certificar de que todas as providências técnicas de busca já haviam sido iniciadas, determinei que as autoridades brasileiras atuassem na mais estreita coordenação com as autoridades francesas na elucidação dos acontecimentos. Neste momento de expectativas e incertezas, apresento minha solidariedade aos familiares dos passageiros e tripulantes."

A aeronave da Air France decolou do aeroporto do Galeão às 19h30 (horário de Brasília). Às 22h33, o avião realizou o último contato via rádio com o Centro de Controle de Área Atlântico (Cindacta 3), quando estava a cerca de 565 km de Natal (RN), informando que ingressaria no espaço aéreo de Dakar, no Senegal (a 1.228 km de Natal RN), às 23h20.

Às 22h48, quando a aeronave saiu da cobertura radar do Cindacta 3, as informações indicavam que a aeronave voava normalmente a 35.000 pés (11 km de altitude) e a uma velocidade de 840 km/h.

Às 23h20, a aeronave da Air France não efetuou o contato via rádio previsto com o comando de voo de Dakar, segundo nota divulgada pelo Ministério da Defesa brasileiro.

De acordo com a Air France, a aeronave atravessou uma zona de tempestade com fortes turbulências às 23 horas (horário do Brasil). Uma mensagem automática foi recebida às 23h14 indicando uma pane do circuito elétrico numa zona afastada da costa.

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