UOL Notícias Cotidiano
 

01/06/2009 - 12h16

Marinha divulga nota sobre buscas do avião da Air France

Do UOL Notícias
Em São Paulo
A Marinha do Brasil divulgou nota com informações sobre sua participação nas buscas do voo Air France 447, que fazia a rota Rio-Paris e está desaparecido desde a noite de ontem.

Leia a íntegra abaixo:
A Marinha do Brasil determinou aos navios Fragata "Constituição", Corveta "Caboclo" e Navio-Patrulha "Grajaú", subordinados, respectivamente, à Esquadra Brasileira, sediada no Rio de Janeiro, ao Comando do 2º Distrito Naval, sediado em Salvador, e ao Comando do 3º Distrito Naval, sediado em Natal, que navegassem em direção à área marítima próxima do Arquipélago de Fernando de Noronha, com a finalidade de apoiar a Força Aérea Brasileira nas buscas ao avião da Air France, que fazia o trajeto Rio de Janeiro a Paris.

O Navio-Patrulha "Grajaú" já se encontra em deslocamento para o local das buscas, enquanto a Fragata "Constituição" e a Corveta "Caboclo" devem iniciar a viagem, partindo, respectivamente, de Salvador e Maceió, ainda nesta manhã, compondo ao todo três navios da Marinha engajados na operação.

A Força Aérea Brasileira coordena as operações e indicou à Marinha um ponto de onde deverá ser iniciada as buscas.

O ponto informado pela Força Aérea Brasileira fica a 597 milhas náuticas (cerca de 1.100 Km) de Natal e a 425 milhas náuticas (aproximadamente 770 Km) do Arquipélago de Fernando de Noronha.

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (Salvamar) tem a missão de prover o salvamento de pessoas em perigo no mar, no interior da área marítima de responsabilidade brasileira. É formado por uma complexa estrutura, que envolve diversas Organizações Militares da Marinha e Navios, mantendo-se pronta 24 horas por dia, para atender aos navegantes em dificuldades. Maiores informações sobre o importante serviço prestado pelo Salvamar podem ser encontrados no sítio: http://www.mar.mil.br/salvamarbrasil/.

No caso de incidentes envolvendo aeronaves sobre o mar, a coordenação das operações de busca ficará a cargo da Força Aérea Brasileira, com apoio da Marinha do Brasil.

Natal, 1º de junho de 2009."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host