UOL Notícias Cotidiano
 

01/06/2009 - 14h24

Passageiros de 24 nacionalidades estavam a bordo do voo AF 447; família Orleans e Bragança confirma presença de príncipe

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
O voo AF 447 da Air France, que partiu do Rio de Janeiro em direção a Paris e desapareceu na noite deste domingo (31), transportava passageiros de 24 nacionalidades diferentes, segundo a companhia aérea. Havia 80 passageiros brasileiros a bordo. O avião desapareceu com 228 pessoas, sendo 216 passageiros - incluindo um bebê, sete crianças, 82 mulheres e 126 homens.

Voo AF- 447 - Rio-Paris

  • Gonzalo Fuentes/Reuters

    Parentes e amigos de passageiros do voo AF-447 chegam a centro de crise montado no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris


Segundo a empresa, estavam no avião ainda 76 franceses, 18 alemães, nove italianos, seis norte-americanos, cinco chineses, quatro húngaros, dois espanhóis, dois ingleses, dois marroquinos e dois irlandeses, e mais um passageiro de cada um desses países: Angola, Argentina, Bélgica, Islândia, Filipinas, Noruega, Polônia, Romênia, Rússia, Eslováquia, Suécia, Áustria e Turquia.

A família Orleans e Bragança, herdeira da família real brasileira, confirmou que o príncipe Pedro Luis de Orleans e Bragança estava entre os passageiros. Ele era o único integrante da família presente no voo.

Descendente de Dom Pedro 2º e filho do príncipe Dom Antônio, Pedro Luis, 26, é o quarto na linha sucessória do trono. As informações foram repassadas pelo escritório que representa a família Orleans e Bragança, em São Paulo.

A Air France só deve divulgar a lista completa com os passageiros do Airbus A330 depois que as famílias forem comunicadas.

Outros passageiros
Também estavam no voo Marcelo Parente, chefe de gabinete do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), de acordo com a assessoria da Prefeitura do Rio de Janeiro. Parente embarcou à França acompanhado de sua esposa, cujo nome ainda não foi confirmado. A assessoria da prefeitura negou os boatos divulgados em sites de relacionamento da internet de que a esposa de Eduardo Paes, Cristine Paes, estaria no voo.

Entre os passageiros também estavam o presidente da Michelin - multinacional francesa do ramo de pneus - para a América do Sul, Luís Roberto Anastácio, o diretor de informática da Michelin Brasil, Antônio Gueiros, e Christine Pieraprts, funcionária da área de qualidade de conteúdo da Michelin França.

Outro passageiro da aeronave era o presidente do Conselho de Administração da ThyssenKrupp Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), Eric Heine. A assessoria de imprensa da companhia informou que Heine, de 41 anos, viajava a trabalho, sozinho, com destino à Alemanha, sede da Thyssen.

A assessora de imprensa da presidência da Petrobras, Adriana Van Sluings, de 40 anos, também era passageira. De acordo com sua mãe, a brasileira tinha medo de viajar de avião e adiou a partida para Paris em uma semana, mas finalmente acabou embarcando no voo AF 447.

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre lamentou, em nota, a presença do cirurgião plástico Roberto Corrêa Chem, 65, professor da universidades, entre os passageiros. Além do médico, também estavam no avião a mulher dele, a psicóloga Vera Chem, 63, e a filha Letícia Chem, 36, gerente de roaming internacional da operadora Oi.

Italianos
Três italianos que estariam a bordo do avião da Air France estavam no Brasil para uma viagem de solidariedade, segundo confirmou a associação Trentini nel Mondo.

Rino Zandonai, Luigi Zortea e Gianbattista Lenzi eram membros da associação e faziam parte de uma delegação que visitou a América do Sul para conhecer as estruturas de apoio aos imigrantes italianos na região.

A viagem, iniciada no dia 20 de maio, incluiu passagens pelos municípios de São Paulo, Ouro Fino, Zorteá, Rodeio, Gaspar e Florianópolis. No município catarinense de Gaspar, atingido pelas enchentes no final do ano passado, foram entregues 22.375 euros (cerca de R$ 62 mil) arrecadados pela "Campanha de Solidariedade" para ajudar a população trentina local atingida pela cheia.

* Com informações das agências Brasil e Ansa

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host