UOL Notícias Cotidiano
 

01/06/2009 - 16h49

Sarkozy conversa com Lula e oferece condolências às famílias dos passageiros do voo AF 447

Claudia Andrade*
Do UOL Notícias
Em Brasília
*Atualizado às 17h14

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou no começo da tarde desta segunda-feira (1º), por telefone, com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, sobre as buscas pelo Airbus A330-200 da Air France, que fazia o voo 447 do Rio de Janeiro a Paris e desapareceu dos radares neste domingo (31) na costa do Brasil.

Os dois líderes reiteraram a manutenção de esforços nas buscas da aeronave e o presidente francês ofereceu "suas condolências e solidariedade" às famílias dos passageiros brasileiros.

"O chefe de Estado [francês] também agradeceu o presidente Lula pelos esforços da Força Aérea brasileira na busca do avião" e "os dois presidentes acordaram em se manterem informados regularmente sobre o progresso das buscas", segundo um comunicado da presidência francesa.



"Catástrofe"
Mais cedo, Sarkozy declarou, em uma mensagem emitida no aeroporto francês Charles de Gaulle, ao qual deveria chegar o avião desaparecido, que "as perspectivas de encontrar sobreviventes é ínfima".

"Na madrugada de hoje, nós perdemos a localização de um avião da Air France com 228 pessoas a bordo, entre passageiros e equipe. Não temos nenhum elemento preciso sobre o que aconteceu. É uma catástrofe como jamais a companhia Air France havia conhecido", afirmou Sarkozy.

"Qualquer um pode imaginar o que pode pensar uma mãe que perdeu seu filho, uma noiva que perdeu seu futuro marido; eu lhes direi a verdade: que as perspectivas de encontrar sobreviventes são muito pequenas", acrescentou o presidente francês.

Lula
Na América Central, Lula solicitou ao vice-presidente José Alencar que vá ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para prestar solidariedade aos parentes dos passageiros. O vice-presidente viaja acompanhado do comandante da aeronáutica Juniti Saito. Inicialmente, a agenda do vice-presidente previa uma viagem a Belo Horizonte.

O presidente Lula está em El Salvador, onde acompanhou a posse do presidente Mauricio Funes. Lula não teria participado do almoço em homenagem aos chefes de Estado, para acompanhar as informações sobre o desaparecimento do avião. Ainda não há previsão de alterações na agenda oficial.

*Com informações da AFP

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host