UOL Notícias Cotidiano
 

02/06/2009 - 15h55

França envia mini-submarinos para encontrar caixa-preta do Airbus

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Um navio francês equipado com dois mini-submarinos capazes de realizar buscas em grandes profundidades foi enviado à região do oceano Atlântico em que o Airbus da Air France com 228 pessoas a bordo teria desaparecido, de acordo com fontes do ministério dos Transportes da França. As informações são da agência de notícias francesa AFP.

Batizado de "Pourquoi Pas" (em português, "Porque não"), os mini-submarinos auxiliarão nas buscas realizadas pelas forças aéreas e marinhas francesa e brasileira para tentar localizar as caixas-pretas do Airbus. Os equipamentos conseguem trabalhar em uma profundidade de até 6.000 m. Segundo peritos navais franceses, a profundidade máxima da área onde o avião teria desaparecido é de 4.700 m.

As caixas-pretas a bordo da aeronave da Air France permanecem funcionando a profundidade de 6 000 m durante um mês, de acordo com investigadores franceses de desastre aéreo. Não há registros, segundo os especialistas, de caixas-pretas encontradas em profundidades tão grandes.

"Existem equipamentos modernos que conseguem trabalhar nessa profundidade", afirma Valdenir Veronese Furtado, docente do grupo de Oceanografia Geológica, que pertence ao Instituto Oceanográfico da USP (Universidade de São Paulo). "No entanto é muito difícil eles encontrarem as caixas-pretas nessa área", diz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host