UOL Notícias Cotidiano
 

02/06/2009 - 10h54

Navios mercantes se aproximam do local onde Aeronáutica encontrou partes de avião, diz Marinha

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Dois navios mercantes de bandeira holandesa e um de bandeira francesa estão bem próximos do local onde a Aeronáutica localizou partes de uma aeronave que pode ser o Airbus da Air France, desaparecido desde a madrugada de ontem. As embarcações devem auxiliar na identificação das partes e na busca de possíveis sobreviventes, de acordo com Henrique Afonso, tenente do Comando do 3º Distrito Naval da Marinha de Natal.

Por volta das 9h30 desta terça-feira (2), a aeronáutica confirmou que encontrou no mar, a 650 km a nordeste de Fernando de Noronha, uma poltrona de avião, pequenos pedaços brancos, uma boia laranja, um tambor e vestígios de óleo e querosene boiando. "Dos três navios, um de bandeira holandesa deve ser o primeiro a chegar ao local, mas não sabemos precisar em que horário", afirmou o tenente.

De acordo com Afonso, o navio francês passou informações sobre as condições marítimas e climáticas da região por volta de 1h de hoje. "Eles informaram que a temperatura da água é de aproximadamente 30ºC, a visibilidade e o tempo são bons, as ondas não estão altas - em torno de 1,5 m e 2 m - e o vento, de aproximadamente 15 nós, não é forte".

Essas condições, segundo o tenente, são bem favoráveis à permanência de pessoas no mar. Ele não descarta a possibilidade de encontrar sobreviventes do voo AF 447. "É possível que existam sobreviventes. Não podemos abandonar a possibilidade", diz.



Henrique afirma, ainda, que há casos de pessoas que foram resgatadas após ficarem mais de 30 horas no mar. "Aqui no Rio Grande do Norte mesmo temos dois casos recentes de pessoas que estavam em um naufrágio e foram resgatadas. Se a pessoa conseguir algo para se apoiar, sua chance de sobreviver aumenta muito".

Um navio da Marinha saiu de Natal, mas só deve chegar à região onde as partes foram localizadas amanhã pela manhã. De acordo com o tenente, nesse tipo de ocorrência o resgate é feito com barcos menores que ficam no navio. "Uma embarcação menor vai até o local com um mergulhador a bordo para fazer o resgate", diz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host