UOL Notícias Cotidiano
 

04/06/2009 - 14h52

Maioria dos voos entre AL e Europa exige desvio de rota por motivos climáticos

Do UOL Notícias
Em São Paulo
No total, 70% de todos os voos feitos entre a América Latina e a Europa exigem desvios de rotas por causa das condições climáticas, exatamente na área onde o Airbus da Air France desapareceu no Oceano Atlântico na noite do último domingo (31), com 228 pessoas a bordo. A informação foi dada com exclusividade à BandNews FM pelo piloto da Air France/KLM, presidente da Associação Holandesa de Pilotos, Evert van Zwol.

Ouça a entrevista:


Ele faz a rota Amsterdã-São Paulo com muita frequência e diz que as tempestades nessa área são comuns e conhecidas pelos pilotos, que estão devidamente treinados e preparados para desviar dessas áreas de turbulência.

Segundo Evert van Zwol, é por isso que a grande maioria dos voos entre os dois continentes acaba levando minutos a mais do que o previsto.

Evert van Zwol explica que um comandante já levanta voo sabendo o que vai enfrentar, com base em minuciosas informações de radares e mapas.

De acordo com o piloto, que tem 20 anos de experiência na aviação civil, não tem como o comandante da Air France ter sido surpreendido por más condições climáticas - e que, portanto, resta saber por qual motivo o piloto não desviou.

Destroços resgatados
O comando da Aeronáutica informou na tarde desta quinta-feira que foram retirados os primeiros destroços do Airbus da Air France. Os objetos retirados foram o pedaço de um suporte para acomodação de cargas em aviões - com cerca de 2,5 m² -, além de duas boias.

De acordo com o comando da FAB, os destroços foram encontrados pela aeronave Hércules C-130 e recolhidos por volta das 13h pelo helicóptero Lynx, da Marinha do Brasil. A peça pode ajudar na identificação do avião, segundo a Aeronáutica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host