UOL Notícias Cotidiano
 

10/06/2009 - 13h37

IML do Recife transfere área administrativa para contêiner

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
Em Recife
Atualizado às 16h34

Para não "afetar a população que busca os serviços de rotina", o IML (Instituto de Medicina Legal) do Recife alugou um contêiner para servir como base administrativa do órgão. A ação preserva a estrutura do prédio exclusivamente para as necropsias dos corpos das vítimas do voo AF 447, que chegam ainda hoje (10) à capital pernambucana. Médicos da Paraíba também estão em Recife para auxiliar o trabalho.

A previsão da Aeronáutica para a chegada dos corpos à capital pernambucana era às 15h, mas o prazo foi estendido. Segundo informações repassadas pela Aeronáutica no Recife, o trabalho da perícia inicial em Fernando de Noronha (PE) está sendo mais complicado do que o esperado. Os corpos serão traslados num avião Hércules C-130, que vai pousar na base aérea do Recife. De acordo com a SDS-PE (Secretaria de Defesa Social de Pernambuco), o transporte dos 16 corpos será feito por viaturas do próprio IML e contará com o apoio da Polícia Militar.

O contêiner foi alugado ao Porto de Recife e abrigará a partir desta quarta-feira (10) os serviços de atendimento para liberação de documentos como o atestado de óbito, de atendimento ao público em geral e o trabalho burocrático. A assessoria do SDS-PE não informou o valor pago pelo aluguel.

Já os exames de corpo de delito foram transferidos provisoriamente para a rua Coronel Silva Torres, na Vila da PM no bairro do Derby, das 7h às 21h. Os casos de flagrante delito e os custodiados também serão atendidos neste endereço. Após as 21h, os casos serão atendidos na sede do IML, segundo nota divulgada no início desta tarde pelo instituto.

"É uma adequação para restringir o acesso do público ao prédio, que ficará apenas para os especialistas que vão participar da necropsia. Para a população, o serviço continua sendo prestado normalmente", informou a SDS-PE.

O contêiner, instalado na área interna do IML, vai permanecer no local enquanto ainda houver corpos de vítimas do Airbus para passar por perícia. "A pessoa que procura o IML é direcionada a esse contêiner. Ele fica ao lado do portão de acesso principal", assegura a SDS-PE.

IML se prepara para perícia do voo AF 447
O acesso ao prédio continua interditado desde sábado (6), quando foram encontrados os dois primeiros corpos de vítimas do acidente do voo AF 447 da Air France. As duas ruas que levam ao edifício seguem fechadas, com apenas as calçadas liberadas. Segundo a SDS-PE, o acesso ao IML poderá novamente ser fechado a qualquer momento com a chegada dos corpos.

Sobre o planejamento para realização das perícias e número de profissionais envolvidos, a assessoria da SDS-PE disse que as informações serão repassadas em uma entrevista coletiva, provavelmente nesta quinta-feira (11). Porém, as perícias terão início assim que os corpos das vítimas do Airbus chegarem ao IML. "Todo corpo técnico envolvido no trabalho de identificação das vítimas garante aos familiares que será prestada total celeridade ao trabalho pericial", diz nota divulgada hoje.

Segundo funcionários do IML, as 13 mesas de necropsia e 36 as gavetas frigoríficas foram lavadas na segunda-feira (8). Já as paredes da sala de necropsia foram pintadas para receber os corpos do Airbus.

Para auxiliar no trabalho de identificação, uma equipe composta por sete profissionais (três auxiliares, três dentistas e um médico perito) da Paraíba já está em Recife. "O Estado da Bahia também já se colocou a disposição para enviar peritos para cá e vamos avaliar a necessidade", informou a SDS-PE.

Além dos paraibanos, uma equipe francesa especialista em identificação de vítimas de catástrofes está em Pernambuco desde ontem (9). Todo material genético das famílias já foi coletado.

Quem também esteve ontem (9) na capital pernambucana foi o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa. Ele participou de uma reunião com a cúpula da SDS-PE e visitou as instalações do IML.

GRÁFICO DA AERONÁUTICA MOSTRA DISTÂNCIAS NO TRANSPORTE DOS CORPOS

  • FAB/Divulgação

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host