UOL Notícias Cotidiano
 

10/06/2009 - 22h30

Sete horas após o previsto, avião com corpos do Airbus chega ao Recife para identificação

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
No Recife
Depois de sete horas da previsão inicial da Aeronáutica, o avião C-130 Hércules chegou ao Recife às 22h20 desta quarta-feira (10) trazendo a bordo o contêiner com os primeiros 16 corpos das vítimas do voo AF 447, que caiu no último dia 31, no oceano Atlântico.

O avião com os corpos decolou do aeroporto de Fernando de Noronha às 21h10 e pousou na base aérea militar do Recife, que fica ao lado do Cindacta 3. Os corpos serão removidos do contêiner por profissionais do IML (Instituto de Medicina Legal) de Recife e serão levados em três viaturas do órgão.

Além das vítimas que serão necropsiadas a partir desta quinta-feira (11), mais 25 corpos estão na fragata Bosísio e devem chegar a um ponto próximo de Fernando de Noronha nesta quinta. Do arquipélago, eles também serão transportados de avião ao Recife.

Atraso
Além da demora nos primeiros trabalhos dos técnicos legistas, o mau tempo adiou por quase uma hora a saída da aeronave de Fernando de Noronha. Segundo o brigadeiro Ramon Cardoso, do Centro de Comunicação da Aeronáutica, cada corpo leva em média três horas para a análise dos peritos. "Nós planejamos duas horas de trabalho por cada corpo, mas não foi possível", informou.

A expectativa é que os trabalhos de perícia comecem apenas por volta das 10 horas desta quinta-feira, já que os corpos chegam congelados e levam em torno de 12 horas para descongelar.

No Recife, o trabalho de necropsia será feito por 39 profissionais brasileiros, de quatro Estados (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Alagoas). Além deles, sete franceses especialistas em identificação de vítimas de catástrofes estão na capital pernambucana.

A ideia inicial é fazer o reconhecimento pelas marcas do corpo como piercings, tatuagens e cicatrizes. Caso seja necessário, serão realizados exames de DNA no laboratório da Polícia Federal em Brasília.

Os 16 corpos que chegaram ao Recife foram resgatados no sábado e domingo. Todos foram transportados pela fragata Constituição até 50 km de Fernando de Noronha, quando foram recolhidos por helicópteros.

Nesta quinta-feira, os 25 corpos da fragata Bosísio começam a ser resgatados por helicópteros às 8 horas da manhã, com previsão de conclusão apenas às 13 horas. Não há previsão para o traslados desses corpos para o IML do Recife.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host