UOL Notícias Cotidiano
 

11/06/2009 - 11h34

Chance de encontrar corpos de todos os passageiros é remota, dizem Forças Armadas

Carlos Madeiro
Especial para o UOL Notícias
No Recife
As Forças Armadas anunciaram nesta quinta-feira (11), em Recife, que navios franceses avistaram possíveis corpos de vítimas do Airbus nesta manhã. Segundo o brigadeiro Ramon Borges Cardoso, da Aeronáutica, a informação foi repassada pela Marinha francesa. "Não recebemos mais detalhes, e esperamos a confirmação desse resgate. Mas a cada dia fica mais difícil, e a possiblilidade de encontrar todos os corpos é extremamente remota. Já passamos isso às famílias". Até o momento foram encontrados 41 corpos.

O brigadeiro informou que a operação de resgate dos 25 corpos que estavam na Fragata Bosísio já está sendo realizada por helicópteros da Força Aérea Brasileira desde a manhã de hoje. "Os 12 primeiros já foram transportados", disse.

Segundo o novo planejamento da Aeronáutica, pelo menos 12 dos 25 corpos que estão chegando hoje a Fernando de Noronha devem ser levados ao Recife no sábado (13). Cada corpo leva em média três horas para catalogação e preparação no arquipélago, explicou o brigadeiro.

Além do resgate dos corpos, os dois helicópteros da FAB fazem hoje o transporte de membros da tripulação que estavam no navio. "Está ocorrendo troca de tripulantes das embarcações também. Por isso a operação está sendo um pouco demorada", informou.

O tempo na região de buscas, que já alcança área juridicional do Senegal, não ajuda. "Estamos na mesma área de ontem, onde há maior probabilidade de avistamento de corpos. Tem uma parcela [da área de buscas] na área de Dacar, que está sendo feita pela aeronave Falcon 50, da França. Na área brasileira, temos uma aeronave nossa", informou.

As correntes mudaram de direção novamente, disse o brigadeiro. "Ela agora está a 1 km a oeste, ou seja, voltando à direção do nosso litoral", disse Ramon. A Fragata Constituição, segundo o brigadeiro, volta à área de buscas nesta quinta-feira à tarde.

Dois responsáveis da Air France estão vindo ao Brasil e devem chegar ao Recife no dia 14, para acompanhar o processo de buscas. "Vale ressaltar que são duas responsabilidades diferentes. As bagagens são da Air France; já os destroços serão entregues ao governo francês", afirmou Ramon.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host