UOL Notícias Cotidiano
 

11/06/2009 - 16h28

IML de Recife já iniciou identificação de 16 vítimas do voo 447 da Air France

Da Agência Brasil
Os peritos do Instituto Médico Legal (IML) iniciaram por volta das 14h de hoje (11) o trabalho de identificação dos 16 primeiros corpos de vítimas do voo 447 da Air France, que chegaram a Recife, procedentes de Fernando de Noronha. A assessoria de imprensa da Polícia Federal, que acompanha os trabalhos dos legistas, informou à Agência Brasil que os corpos chegaram no IML por volta das 2 horas da madrugada de hoje.

Os profissionais responsáveis pelo trabalho preferem não estabelecer qualquer prazo para a conclusão das identificações. Mesmo porque, em alguns casos, pode acontecer de a identificação só ser possível por meio de exame de DNA, o que, neste caso, será feito no Instituto Nacional de Criminalística (INC), em Brasília.

O trabalho de reconhecimento das vítimas passa por três fases. A primeira fase, ainda em Fernando de Noronha, é de realização do processo de pré-identificação, inclusive com a retirada de material genético. Ou seja, os peritos tiram impressões digitais, fotografias dos corpos e procuram sinais, como acnes e tatuagens, por exemplo, que facilitem o trabalho.

De acordo com a assessoria da Polícia Federal, pode ocorrer de, nesta primeira fase, ser possível a identificação de algum corpo. Caso contrário, os corpos são encaminhados ao IML de Recife onde é realizada a autopsia. Se, mesmo assim, o trabalho não for conclusivo, as amostras do material genético são encaminhadas ao INC para exame de DNA.

Como os 16 corpos foram congelados para o transporte da base de Fernando de Noronha à capital pernambucana, os profissionais que atuam no processo de identificação das vítimas só puderam começar os trabalhos na tarde de hoje, uma vez que é necessário esperar 12 horas para que os corpos sejam descongelados.

Outros 25 corpos já resgatados e pré-identificados em Noronha são aguardados no Instituto Médico Legal de Recife para dar andamento ao processo de identificação. Em Recife foi montada uma força-tarefa para o processo de identificação. Profissionais franceses também participarão dos trabalhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    -0,96
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h45

    0,53
    70.383,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host