UOL Notícias Cotidiano
 

17/06/2009 - 18h17

Navio francês recolhe despojos em área de buscas do voo AF 447

Do UOL Notícias
Em São Paulo
Atualizado às 18h39

A Aeronáutica informou na tarde desta quarta-feira (17) que o navio-anfíbio francês Mistral recolheu despojos na área de buscas a corpos e destroços do acidente com o voo AF 447, que ia do Rio de Janeiro a Paris e caiu no oceano atlântico na noite de 31 de maio. O tenente-coronel Henry Munhoz explicou que a palavra "despojo" é usada pelas Forças Armadas quando não se sabe se o que foi encontrado é um corpo humano ou algum outro material.

De acordo com Munhoz, caberá à perícia da Polícia Federal determinar se os despojos são realmente corpos de vítimas do acidente. Também estão sendo recolhidos destroços do Airbus A330 e bagagens dos 228 passageiros e tripulantes da aeronave.

As Forças Armadas informaram que os despojos foram encontrados a cerca de 950 km de distância de Fernando de Noronha (PE) e que não há data para que cheguem ao arquipélago.

Os militares também voltaram a afirmar que não há previsão para o fim das buscas.

Os seis corpos encontrados pelo navio Mistral na última sexta-feira (12) chegaram às 14h30 desta tarde ao Recife e foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) para perícia.

Investigação "se aproxima de causas"
O investigador-chefe francês do desastre aéreo com o voo AF 447 da Air France, Paul-Louis Arslanian, disse que os patologistas da França ainda não tiveram acesso ao resultado das necropsias dos corpos encontrados no mar, mas afirmou que a investigação "se aproxima de causas do acidente".

Arslanian disse também que um médico-legista de sua equipe foi impedido de participar da necropsia de vítimas do acidente.

Em nota, a Polícia Federal explicou que a participação de legistas franceses nas necropsias realizadas no IML de Recife depende de credenciamento junto à embaixada da França e à própria polícia. Atualmente, quatro peritos franceses acompanham os trabalhos na condição de observadores.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    1,49
    3,306
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h53

    -2,26
    61.224,43
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host