UOL Notícias Cotidiano
 

17/06/2009 - 11h30

Polícia Federal diz que acesso de peritos franceses depende de credenciamento

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
Depois de um médico-legista francês afirmar que foi impedido de participar da necrópsia de vítimas do vôo 447 da Air France, a Polícia Federal disse nesta quarta-feira que a participação de representantes do país europeu nos trabalhos de reconhecimento em Recife depende de credenciamento.

Em nota, a PF informou que o credenciamento de legistas franceses deve ser feito junto à embaixada da França e à própria polícia. Quatro peritos franceses estão acompanhando os trabalhos no IML (Instituto Médico Legal) de Recife.

Mais cedo, o diretor do Escritório de Pesquisas e Análises para Segurança Aérea (BEA, na sigla em francês), Paul-Louis Arslanian, afirmou que um médico-legista de sua equipe foi impedido de participar da necropsia de vítimas do acidente com o avião Airbus A-330 que fazia o trecho Rio de Janeiro-Paris e se acidentou no oceano Atlântico entre as costas brasileira e africana.

Sylvie Garnier (comandante de polícia), Gil Delehaye (investigador), Charles Danjart (cirurgião dentista) e Alain Sanvoisin (médico) participam dos trabalhos na capital pernambucana como observadores desde o último dia 10, de acordo com a nota.

Em entrevista coletiva, Arslanian disse que o médico-legista impedido de participar da necropsia dos corpos recuperados estava em Recife na semana passada mas já voltou a Paris depois de saber que não estava autorizado a participar dos trabalhos de identificação e investigação dos corpos. O nome do médico não foi revelado.

"Não estou nada satisfeito com essa situação. Se querem saber, não estou feliz", disse Arslanian.

Até agora foram resgatados 50 corpos de vítimas do acidente do dia 31 de maio. Destes, 43 estão no IML de Recife. Outros seis passam pela perícia inicial em Fernando de Noronha (PE).

O último corpo encontrado foi recolhido na terça-feira pela corveta Caboclo, da Marinha brasileira.

A Polícia Federal afirmou hoje que não há prazo para a identificação dos corpos.

*Com informações da Agência Brasil

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host