UOL Notícias Cotidiano
 

18/06/2009 - 18h21

Despojos encontrados por navio francês foram transferidos para embarcação brasileira, diz Marinha

Do UOL Notícias*
Em São Paulo
O capitão-de-fragata Giucemar Tabosa disse em entrevista coletiva nesta quinta-feira (18) que um corpo e os despojos encontrados ontem na área de busca aos destroços do voo AF 447 já foram transferidos do navio francês Mistral para o navio tanque Gastão Mota, da Marinha Brasileira.

Segundo o capitão-de-fragata, a palavra "despojo" se refere a "algo que não permite caracterizar como corpo". O tenente-coronel Henry Munhoz, da Aeronáutica, disse que caberá à Polícia Federal determinar se os despojos são ou não corpos de vítimas do acidente.

As Forças Armadas informaram que a corveta Caboclo deve chegar às 9h de amanhã no porto do Recife. A embarcação trará destroços e pertences das vítimas do Airbus A330 da Air France que caiu no oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo no dia 31 de maio. O material será colocado à disposição do BEA (Bureau D´Enquêtes et D´Analises Pour la Securité de I´Aviation Civile), o órgão francês responsável pela investigação do acidente.

Hoje, as operações da Marinha e da Aeronáutica encontraram somente destroços. As Forças Armadas voltaram a afirmar que não há previsão para o final das buscas. Tabosa também garantiu que a Marinha não irá diminuir o número de homens mobilizados para as buscas.

"Não encontramos os 228 corpos, que era o nosso objetivo inicial", disse o tenente-coronel Henry Munhoz. "Procuraremos fazer o melhor possível", completou.

Rio de Janeiro
Em visita ao Rio nesta quinta-feira, o presidente do Senado francês, Gerárd Larcher jogou uma coroa de flores no mar da praia do Flamengo em homenagem aos 228 passageiros e tripulantes do voo Af 447.

Larcher afirmou que as indenizações às famílias das vítimas do acidente seguirão a convenção internacional de aviação civil.

"Temos certeza que a Air France vai seguir todos os procedimentos de indenização e nós, como parlamento, vamos zelar pelo respeito à convenção internacional", disse o parlamentar.

*Com informações da Folha Online

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h20

    -0,17
    3,131
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h25

    -1,06
    75.166,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host