UOL Notícias Cotidiano
 

04/09/2009 - 10h26

Airbus estuda substituir caixas-pretas após queda de AF447

Da Reuters
Em Paris
A Airbus estuda substituir as caixas-pretas das aeronaves por um sistema via satélite, uma vez que as equipes de busca ainda não conseguiram recuperar os registros do avião da Air France que caiu no trajeto Rio-Paris em 31 de maio.

  • AP

    Airbus A330-200 saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris

A fabricante de aeronaves também pretende dar "suporte financeiro significativo" para uma nova tentativa de recuperar os destroços do voo AF447, com o objetivo de esclarecer a causa do acidente, disse o diretor-executivo da empresa, Tom Enders, em entrevista ao jornal Le Parisien.

"Para melhorar a segurança aérea no futuro, precisamos ter certeza de que podemos recuperar todos os dados dos voos em caso de acidente", disse Enders.

A Airbus quer melhorar o atual sistema, possivelmente com o envio das informações mais importantes em tempo real via satélite, afirmou Enders. Isso já é feito com dados ligados à manutenção da aeronave.

"Esse é um tema sobre o qual estamos trabalhando com nossos parceiros e nossos fornecedores", disse ao jornal.

O órgão de investigação de acidentes aéreos da França afirmou na segunda-feira que deseja lançar um esforço internacional para encontrar os destroços do voo AF447.

Cerca de mil fragmentos da aeronave A330 foram examinados até agora, mas a maior parte do avião ainda está desaparecida, o que dificulta a investigação sobre as causas do acidente.

A queda do avião matou 228 pessoas no trajeto entre Rio de Janeiro e Paris.

(Reportagem de James Regan)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host