UOL Notícias Cotidiano
 

26/10/2009 - 15h46

França publica em dezembro relatório de acidente da Air France

Da Reuters
Em Paris
A agência responsável por investigar acidentes aéreos da França publicará um relatório provisório em dezembro sobre as possíveis causas da queda de um avião da Air France, informou a agência nesta segunda-feira.

  • AP

    Airbus A330-200 saiu do Rio de Janeiro com destino a Paris

O voo AF447, um Airbus A330, caiu no Oceano Atlântico durante viagem entre o Rio de Janeiro e Paris em 1o de junho, matando 228 pessoas. As causas do acidente e o local exato da queda ainda são desconhecidos.

"A essa altura nós não temos quaisquer fatores que nos permitam dizer o que aconteceu na cabine de comando", disse o novo diretor da Agência de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA, na sigla em francês), Jean-Paul Troadec.

"Nosso atual conhecimento sobre o acidente não nos permite descrever um cenário", ele disse durante entrevista coletiva.

O relatório dará detalhes das condições meteorológicas no dia do acidente, assim como das mensagens automáticas enviadas pelos computadores da aeronave.

Buscas marítimas recomeçarão no local do acidente no início do ano que vem, assim que o orçamento e as demandas técnicas da investigação forem determinados, disse Troadec.

Até agora as autoridades têm monitorado uma vasta área do oceano equivalente ao tamanho da Suíça na tentativa de encontrar a caixa preta e a principal parte do avião, que teria caído 9.000 metros em quatro minutos durante uma tempestade equatorial.

Estados Unidos, Brasil, Grã-Bretanha, Alemanha e Rússia devem participar da investigação, cujo custo está estimado entre 10 milhões e 20 milhões de euros, ou entre 15 milhões e 30 milhões de dólares, disse Troadec.

Ele se recusou a esboçar qualquer conclusão sobre as causas exatas do acidente. Alguns especialistas sugeriram problemas com os sensores de velocidade da aeronave.

(Reportagem de Matthias Blamont)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host