UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

01/12/2006 - 09h00
Chuvas piroram a qualidade das praias; saiba mais

Veja a entrevista em vídeo

da Redação

Fim do ano chegando, período de férias, é a hora de ir para a praia. De 154 praias do litoral paulista analisadas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), 40 estão impróprias.

Para avaliar a qualidades das praias no verão, a Cetesb faz três amostragens semanais da água do mar. "Uma praia é considerada imprópria quando são detectadas mais de 100 bactérias Enterococcus numa amostragem de 100 ml de água", afirma a técnica da Cetesb, Débora Orgler Moura. A bióloga afirma que a bactéria indica contaminação fecal, ou seja, de esgoto doméstico. Ela é resistente a salinidade do mar e está presente no trato intestinal. "A classificação das praias são determinadas por análises feitas em 5 semanas."

Segundo Débora, o principal problema das praias brasileiras é a falta de uma rede coletora que abranja todo o município. E a situação piora no verão, quando chove mais e há maior fluxo de turistas. "A chuva é responsável por levar todo o esgoto não coletado para os cursos d' água que desembocam nas praias", afirma. Depois de uma chuva forte a técnica recomenda que os banhistas fiquem pelo o menos 24 horas sem entrar na praia. "Mesmo as que têm bandeira verde."

Ela explica que as baías mais fechadas tendem a ter maior concentração de bactérias que as praias abertas, onde o esgoto se mistura e se dispersa facilmente.

Os principais problemas causados pela poluição da água do mar são diarréia, vômito, febre, mas as pessoas podem contrair também hepatite, otite e conjuntivite.

Clique aqui para ler a lista de praias impróprias para banho

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.