UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

31/10/2004 - 23h49
Cientista Lúcia Hippolito analisa derrota de Marta: "Chanel na lama irritou a classe média"

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

"Assim como Luizianne Lins (prefeita eleita de Fortaleza) se tornou a musa do PT, Marta virou a bruxa da classe média paulistana", avalia a cientista política Lúcia Hippolito. Para a pesquisadora, a postura arrogante de Marta e os muitos erros da campanha, como a recusa em fazer alianças, custaram a reeleição à ex-mulher do senador Eduardo Suplicy. "A classe média olha a Marta de Chanel na lama e acha falso", explica Lucia. "Ela não fez nada por essa população, que paga muitos impostos e vê os ônibus passando nos corredores enquanto fica parada no tráfego".

Em todo país, a professora destaca que houve uma distribuição de forças mais variada do que a dicotomia PT x PSDB, com a conquista de prefeituras por partidos pequenos como o PPS (Porto Alegre), o PDT (Salvador) e o PSB (Manaus). A surpresa do segundo turno ficou por conta da eleição de Serafim Corrêa (PSB), em Manaus. A virada foi atribuída ao início de uma derrocada do coronelismo (Antônio Carlos Magalhães e José Sarney também não elegeram seus candidatos).

Se Manaus foi uma surpresa, Campos, no interior do RJ, foi "uma loucura", devido às denúncias de compra de votos envolvendo o casal Garotinho. "Eles colocaram Campos no mapa nacional por todas as coisas escandalosas que fizeram (distribuição proibida do Cheque-Cidadão, entrega de kits escolares no fim do ano etc)".

"Creio que as eleições municipais farão com que o PT mude a forma de se relacionar com os aliados, visando à reeleição presidencial", conta Lúcia. "Agora, no entanto, é preciso governar e votar as medidas provisórias que estão trancando a pauta", finaliza a cientista.


ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro