UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

06/01/2005 - 15h40
Farra no Palácio da Alvorada é "prato feito para a direita", diz professor de ética

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

A Folha de S.Paulo publicou hoje uma reportagem que já está dando o que falar. O filho mais novo do presidente Lula, Luís Cláudio, de 19 anos, levou 14 amigos - 8 meninos e 6 meninas - para passar uma temporada em Brasília, em julho passado, a custa da União. Ou seja: à nossa custa.

A colônia de férias deu direito a hospedagem no Palácio da Alvorada, onde fica o gabinete oficial do presidente da República, com pensão completa: café da manhã, almoço e jantar. Os jovens também fizeram churrasco na Granja do Torto, passeio de lancha no lago Paranoá e tiveram até um encontro com o rei Pelé. Isso sem falar no transporte: usaram o avião da FAB.

Os adolescentes registraram tudo! As fotos da temporada estão em fotoblogs, aquela espécie de diário com fotos na internet que virou febre entre os adolescentes.

Em entrevista a Lillian Witte Fibe, o professor de ética e política da Unicamp, Roberto Romano, disse que esse tipo de episódio ajuda discursos da direita política do País.

"Isso é um prato feito para a direita, porque a direita sempre apresentou o regime democrático com um regime de anarquia, de corrupção e de falta de respeito ao valor. E essa baderna com o dinheiro público só pode ajudar o retorno dessa gente".

O professor contou que pesquisas de opinião têm mostrado que poucos jovens brasileiros confiam no regime democrático. "Quando você vê jovens fazendo festa com dinheiro público, você aumenta a incredulidade de uma juventude que não tem esse tipo de prazer. Aí, há muitos pescadores de água turva que podem pregar um retorno à austeridade militar. Deus nos livre!"

Segundo Roberto Romano, o presidente Lula precisa aprender a ter bom senso. "É claro que não há um parágrafo específico na lei brasileira dizendo que se o presidente da República acolher meninos trêfegos e inadimplentes mentais no âmbito do Palácio será punido, mas é uma questão de bom senso. Mas bom senso no sentido elevado da palavra, no sentido de percepção daquilo que vai entre o que pertence à pessoa do presidente e sua família e o que pertence a nós".

Segundo ele, o petista está errando muito nas atitudes. "É preciso que alguém tenha coragem de dizer que o rei está nu. O presidente precisa aprender a respeitar o Estado. Ele não é o pai do povo, como se autodenomina".

O professor não acredita que esse episódio trará reflexos para a popularidade e governabilidade do presidente Lula."Foi produzida uma mitologia em torno da pessoa do presidente, com o objetivo de exaltá-lo, por isso esse caso certamente não terá conseqüência muito danosa para a vida dele".

Farra autorizada
Para o professor, apesar de o presidente Lula não estar em nenhuma foto com a turma - diferentemente da primeira-dama, que aparece numa das fotografias - o presidente é o grande responsável pela farra.

"Um dos blogueiros disse que só faltou o Lula. Ele não faltou, porque sem a autorização, a bênção e a cumplicidade dele não haveria esse convescote. Ele diria 'não pode, não quero, não é justo e não é correto' e pronto".

Tirania
Roberto Romano acha que o presidente Lula deixou a democracia de lado. "A distinção entre o governante correto e o tirânico é dada por Jean Bodin. Ele diz que o tirânico é aquele que usa o poder dos súditos como se fosse seu. Mesmo se fosse rei, não é permitido a um ocupante do cargo usar como seu o que é do Estado. Isso é fundamental e também um preceito ético, jurídico e legal".

Aumento de imposto
O professor acha que o governo está dando más notícias ao brasileiro. "O povo recebeu a tremenda notícia do aumento do Imposto de Renda (para prestadores de serviço) disfarçado de diminuição. Isso é demagogia e truculência. Depois você tem outra notícia que diz que o presidente aplica mais recurso no seu avião marajá do que em saneamento básico. Um velho professor de ética como eu só pode ficar muito amargurado com tudo isso".

A produção do UOL News procurou o ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, para que ele comentasse o assunto, mas ele está em férias.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro