UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

29/11/2005 - 15h53
"Dirceu será cassado no plenário com certeza", diz Lucia Hippolito

Veja a reportagem em vídeo

Da Redação

A crise política perdeu seu aspecto espetacular, com o início da fase de entrega dos relatórios das CPIs. A avaliação é da cientista política Lucia Hippolito, recém-chegada de Portugal.

"A crise está numa fase menos espetacular, mas, ao mesmo tempo, mais produtiva", comentou Lucia, citando como exemplo disso uma reportagem do Estadão que revela a existência de um cheque de Duda Mendonça (o marqueteiro da campanha do presidente Lula) para Delúbio Soares (ex-tesoureiro do PT).

A tendência é que a crise esfrie ainda mais com a proximidade do Natal: "Isso é bom, porque ninguém agüenta mais tanta tensão, mas não significa que o assunto tenha morrido."

A comentarista do UOL News prevê que a crise será relembrada no ano que vem, por ocasião da campanha eleitoral. "Além disso, a CPI dos Correios teve seus trabalhos prorrogados até março, pelo menos", acrescenta.

Quanto ao caso do deputado Zé Dirceu, Lucia explica que é consenso entre os políticos de que o ex-ministro da Casa Civil pode e deve protelar ao máximo o julgamento do seu pedido de cassação. "Mas quando a matéria chegar ao plenário, ele perderá o mandato, com certeza", diz Lucia.

Como resultado do seu trabalho de "reconstrução de biografia", Zé Dirceu deve ser cassado por um placar menor do que amargaria meses atrás. "Ele (Dirceu) está quase virando um mártir", brincou a cientista política.

Lucia acredita que a declaração do presidente Lula sobre o destino de Dirceu, com a afirmação da certeza da cassação, selou o destino do ex-ministro: "A entrevista do presidente tirou a inibição de alguns deputados em votar contra Dirceu."

Lucia Hippolito, no entanto, não faz nenhuma aposta sobre o voto do ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal, no tocante à concessão ou não da liminar pedida por Dirceu para que suas testemunhas de defesa no processo de cassação sejam ouvidas novamente. A decisão é esperada para esta quarta-feira.

"Ninguém se arrisca a palpitar sobre o voto de Pertence, que, no passado, já votou a favor de Dirceu", diz Lucia.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro