UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

04/03/2005 - 20h51
Baseado brasileiro engana e não dá barato

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

A maconha brasileira não é mais a mesma. A conclusão é de uma tese de mestrado defendida na Universidade de São Paulo no ano passado. Durante seis meses, foram analisadas amostras aleatórias da droga apreendidas na capital paulista.

"Ao contrário do que se propaga, a concentração do princípio ativo da maconha, o THC, é bastante baixa", explica o toxicologista Ovandir Alves, que orientou a tese na Usp. "Em cerca de 93% das amostras analisadas, esse teor estava abaixo de 1%, que é uma concentração considerada razoavelmente baixa."

Para ser considerada legítima, a maconha deve conter pelo menos 1,5% de THC. Segundo o perito criminal Osvaldo Negrini Neto, o efeito alucinógeno depende de cada planta: "Isso varia de acordo com a região em que a maconha foi plantada, com o tipo de cultivo, com a coleta, se a terra foi preparada ou não etc".

Mesmo fraca, a erva continua fazendo sucesso, principalmente entre os usuários ocasionais. Isso acontece porque eles não identificam a composição da droga e porque o componente subjetivo é muito importante no consumo de entorpecentes, de acordo com o psiquiatra André Malbergier. "Além disso, muitas vezes, os usuários consomem a maconha junto com álcool e outras drogas e isso eventualmente faz com que eles não percebam que a erva não fez o efeito esperado", acrescenta o psiquiatra.

Mas os médicos alertam: maconha "light" também faz mal à saúde e pode causar dependência. "Mesmo com uma concentração baixa de THC, a maconha vai se depositando no tecido adiposo da pessoa", explica Alves. E, pior, ela pode levar o usuário a experimentar outras drogas, uma vez que ela não surta o efeito desejado.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro