UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

26/12/2006 - 09h05
Lula derrota Alckmin e é reeleito presidente do Brasil

Veja a reportagem em vídeo

Da Redação

O primeiro a entrar na corrida presidencial, em 2006, foi o então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Depois de vencer a disputa interna com José Serra, o tucano foi indicado pela cúpula do PSDB.

De olho no principal posto político do país, também ingressaram na disputa a senadora de Alagoas pelo PSOL, Heloísa Helena, e o pedetista Cristovam Buarque, senador pelo PDT do Distrito Federal.

O petista Luiz Inácio Lula da Silva lançou sua candidatura à reeleição em junho, descolado dos escândalos de corrupção que abalaram seu primeiro mandato e liderando as pesquisas de opinião.

Nos três meses de campanha, Lula manteve o favoritismo e apostava que liquidaria fatura já no primeiro turno. Mas às vésperas da votação, dois fatores mudaram o cenário.

Primeiro, um escândalo envolvendo integrantes da campanha petista na compra de um dossiê contra o tucano José Serra, que disputava o governo do Estado de São Paulo.

Depois, Lula não compareceu ao último debate entre os presidenciáveis como havia feito em outros encontros. Resultado: Alckmin cresceu nas pesquisas e levou a disputa para o segundo turno.

Surpreendida, a campanha petista mudou de estratégia. O presidente articulou pessoalmente as alianças, adotou um discurso de ataque ao tucano e, a cada dia, ampliava a vantagem sobre Alckmin.

Na noite do dia 29 de outubro, Lula se reelegeu com 60,8% do votos, quase 20 milhões a mais que Alckmin. O presidente comemorou a vitória com militantes na avenida Paulista, em São Paulo.

No seu primeiro pronunciamento depois da reeleição, prometeu mudanças na articulação política e fez previsões para a economia.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

10h32- Comerciantes entram em confronto com guarda civil de SP

10h20- José Aparecido Nunes depõe na CPI dos Cartões nesta terça

09h47- Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai pode virar museu na BA

09h39- Polícia prende invasores de cooperativa em Serra Pelada

09h37- Consórcio Suez/Camargo vence o leilão da usina de Jirau

09h21- Marisa Letícia comparece a evento sem Lula pela 1ª vez

09h16- Temporão apóia "qualquer medida que traga recursos"

09h08- Lula: "sem dinheiro, não há milagre na área da Saúde"

08h52- Governo espera proposta de parlamentares para nova CPMF

19/05/2008

21h53- Jovem mata seqüestrador e foge do cativeiro