UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS
- Ao vivo às 2ªs e 5ªs
- Saiba quem é Feltrin

14/05/2007 - 12h57
Como Globo e Record cobriram a visita do papa?

Veja o programa em vídeo

Ricardo Feltrin
colunista do UOL News


O programa Ooops! quer saber sua opinião sobre as coberturas que Globo e Record fizeram sobre a visita de Bento 16 ao Brasil. O que você achou das coberturas dessas duas TVs?

Para seu conhecimento vale lembrar sobre as duas emissoras:

1) a Globo exibe há quase 40 anos o programa Santa Missa, que é da Igreja Católica. Em seus telejornais, noticia, mas reduz editorialmente a importância de eventos evangélicos como a Marcha para Jesus em São Paulo, além de ignorar a música gospel. Na sexta-feira, no "JN", chamou apenas aos evangélicos de seita. A Globo é a empresa de mídia que fica com mais de 60% da publicidade do país.

2) a Record é uma concessão dada a Edir Macedo, líder máximo da evangélica Igreja Universal. Durante quase 20 anos ignorou sistematicamente a presença do papa ou da Igreja Católica em seus telejornais (exceto nos comandados por Boris Casoy). A Universal compra horários durante a madrugada na Record, o que amplia seu faturamento. Na sexta-feira, não deu a canonização de frei Galvão em sua "escalada".

Você poderá responder a três enquetes:

  • Como você avalia a cobertura da visita do papa pela Globo?

  • Como você avalia a cobertura da visita do papa pela Record?

  • Quem fez a melhor cobertura da visita do papa?

    Participe também enviando sua opinião no nosso grupo de discussão:

  • Quem fez a melhor cobertura da visita do papa?

    Ainda sobre Bento 16, Feltrin contou por que bispos e outros religiosos envolvidos com a organização da visita manobraram para impedir que o padre Marcelo Rossi e d. Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro, pudessem sequer se aproximar do papa durante os cinco dias em que o sumo pontífice esteve no Brasil.

    Leia abaixo a íntegra do bate-papo com Ricardo Feltrin.

    (03:10:48) Internauto fala para Ricardo Feltrin: A Igreja precisa da televisão ou a televisão precisa da Igreja?

    (03:18:29) Ricardo Feltrin: Internauto, a Igreja precisa da televisão, todo mundo precisa da mídia. Tanto que já está se questionando da Igreja poder transmitir missa pela internet.


    (03:11:26) Bentinho fala para Ricardo Feltrin: Você não acha que transformaram a minha visita ao Brasil em um carnaval? O que tem de tão interessante em missas?

    (03:18:29) Ricardo Feltrin: Bentinho, fui criado dentro de igreja, eu assistia quatro missas, detestava missas, não vou nem resolver porque vou ser muito parcial. Para mim, não tem nada de interessante em missa.

    (03:12:16) carioca-odessempre fala para Ricardo Feltrin: Não vejo o jornalismo da Record. Sobre a Globo, assisti a uma edição do Jornal Nacional e achei que, como na última Copa do Mundo, o que prevaleceu foi o "jornalismo-espetáculo". O enfoque era todo sobre a fé dos brasileiros e muito pouco sobre os interesses políticos do papa Bento 16, como o ensino religioso obrigatório no país.

    (03:19:02) Ricardo Feltrin: carioca-odessempre, também acho meio absurdo um papa vir ao Brasil e querer implantar o ensino religioso. É o fim da picada.


    (03:12:41) Cindy fala para Ricardo Feltrin: Na minha opinião, a RedeTV! foi melhor que a Record. Por que ela não faz parte da enquete?

    (03:19:42) Ricardo Feltrin: Cindy, estávamos preocupados com os "titãs" religiosos, no caso. Se não teríamos que colocar também a Gazeta, a Band, e nosso interesse era Globo e Record, que reacenderam a "guerra santa" com a cobertura do papa, primeiro porque a Record tinha uma obrigação pública de fazer essa cobertura e a Globo em si porque é o antagonista da Record nessa questão religiosa. Eu também vi a RedeTV! e não foi tudo isso, não.


    (03:17:34) Televisivo fala para Ricardo Feltrin: É verdade que os programas religiosos da Igreja Universal, como o "Fala que eu te Escuto", têm audiência?

    (03:21:35) Ricardo Feltrin: Televisivo, já vi dar 7 pontos de média durante a madrugada. Mas agora eles fazem um truque: anunciam, por exemplo, que vão discutir fidelidade, põe um bumbum no ar rebolando e uma chamada como 'o funk ajuda a traição' ou 'o adultério pode ser causado pelo erotismo'. Provavelmente não é o assunto que dá tanta audiência, mas a imagem que está no ar.


    (03:17:54) fã paraense fala para Ricardo Feltrin: Você não acha muita pretensão da Rede Record vincular que está rumo à liderança, afinal, ela está muuuuito longe!

    (03:22:09) Ricardo Feltrin: fã paraense, a direção da Globo, quando apresentou a programação e planejamento comercial de 2007, aqui em São Paulo, cerca de dois meses atrás, disse que a palavra liderança estava sendo usada um pouco demais.


    (03:18:18) morenno fala para Ricardo Feltrin: Acredito que a Globo está desesperada com o fato do número de católicos estar diminuindo, por isso quis fazer da transmissão uma forma de reverter esse quadro. Mas o fato é que esse show televisivo não significa nada para as pessoas tomarem uma posição e mudar de comportamento, você não acha?

    (03:22:59) Ricardo Feltrin: morenno, o número de católico diminuindo foi o lead que o Jornal da Record trouxe no mesmo dia que o Bento 16 falou das seitas. Para você ver como cada emissora escolhe o seu lead. Enquanto a Globo partiu para o Bento 16 critica as seitas, a Record foi de Bento 16 preocupado com a diminuição de católicos. Acho que religião cada um tem a sua, ninguém vai mudar de comportamento por isso. Não é a visita do papa que vai interferir em alguma coisa, nem essa conferência de bispos, pelo menos de imediato.


    (03:18:20) Rockogui fala para Ricardo Feltrin: Você acha que caso o Silvio Santos não autorize o Ceará a imitá-lo, o Pânico vai conseguir "sobreviver" em audiência?

    (03:23:09) Ricardo Feltrin: Rockogui, consegue.


    (03:20:10) Rockogui fala para Ricardo Feltrin: Você acompanhou a corrida? O Galvão estava visivelmente ou audivelmente irritado com o fato de ter que cortar para a missa. Ele chegou a dizer que sabia que todos os que estavam assistindo a corrida preferiam ver a corrida...

    (03:30:01) Ricardo Feltrin: Rockogui, é lógico! Se você está assistindo a corrida, ainda mais com o Felipe Massa ganhando, você não vai querer ver a missa. Na internet, onde a gente tem um acompanhamento em tempo real dos internautas, no primeiro dia, o papa deu audiência enorme. No segundo dia, deu audiência razoável. Na noite de quinta, a gente já sentia que o internauta tinha perdido completamente o interesse. Na sexta, ninguém lia, o papa entrava em oitavo lugar entre as matérias mais lidas e ainda assim era um serviço.


    (03:20:10) Televisivo fala para Ricardo Feltrin: Como você vê o episódio Clodovil versus a deputada Cida Diogo? Isso pode prejudicá-lo na TVJB?

    (03:30:21) Ricardo Feltrin: Televisivo, acho um absurdo o que falou, não tem cabimento o que ele fala.


    (03:21:54) SAM fala para Ricardo Feltrin: O que você espera do novo programa da XUXA, e sobre o Live Earth ?

    (03:30:31) Ricardo Feltrin: SAM, não sei, vou apurar e te falo.


    (03:28:52) rEcORd a caminho 1 fala para Ricardo Feltrin: Eu trabalhei dentro da Igreja Universal do Reino de Deus e posso garantir que lá dentro existe uma verdadeira guerra contra a Rede Globo. Você acha que os fiéis da igreja podem fazer a diferença na audiência? Até porque eu soube que vem aí a 'DESLIGA GLOBO', uma campanha que a igreja está lançando, e eu acredito que 10 milhões de fiéis no Brasil possam fazer a diferença. O que você acha?

    (03:32:13) Ricardo Feltrin: rEcORd a caminho 1, não acho que podem fazer diferença na audiência. Já teve o 'Desliga Globo' há dez anos. Assisti uma vez, para fazer uma reportagem para a Folha, um culto da Igreja Universal e o pastor ensinava as pessoas a tirar a freqüência da Globo da TV. Ele dizia que era a TV do demônio, para evitar que ele entrasse na sua casa você deveria tirar ela do ar.

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

  • 09/09/2014

    16h33- Consumidor: Anatel quer usar redes sociais para avaliar teles

    16h12- Apple divulga relógio inteligente com tela Retina ultra-resistente

    16h02- Sega divulga novo trailer do jogo Alien: Isolation

    15h55- Apple finalmente revela o Apple Watch

    15h26- Carteiras digitais entram na mira dos phisings

    15h20- Conheça ApplePay, o novo serviço de pagamento do iPhone 6

    15h19- Sunset Overdrive terá Season Pass custando 20 dólares

    15h10- Setor de satélite divulga carta aberta ao governo e à sociedade

    15h05- Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

    15h02- Apple finalmente apresenta seu relógio inteligente


    Shopping UOL

    Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.