UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

07/03/2007 - 19h12
Brasil é destaque na viagem de Bush à América Latina

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

George Bush no Brasil; o presidente americano chega amanhã a São Paulo como parte de uma visita à América Latina. Segundo editorial publicado pelo jornal "The New York Times", nesta quarta-feira, a mudança de rumo da política externa dos Estados Unidos em relação ao continente foi decidida principalmente pela crescente influência do presidente venezuelano Hugo Chávez na região. Depois do Brasil, Bush vai ao México, a Guatemala, ao Uruguai e a Colômbia.

Segundo o correspondente da BBC Brasil em Washington Bruno Garcez, a imprensa americana tem dado destaque considerável a viagem de Bush à América Latina, cujo objetivo é basicamente conter a crescente influência de Hugo Chávez e a ajuda econômica - através dos petrodólares - que ele vem destinando aos países da região. Por isso, recentemente o presidente americano anunciou um pacote de ajuda à América Latina.

"Também nesta frente os EUA estão querendo tomar a dianteira, porque perceberam a influência cada vez maior do presidente venezuelano."

Para o jornalista, apesar da passagem do presidente americano pelo Brasil ser bastante breve, é também muito simbólica, já que os EUA estão em vias de firmar uma parceria com o país na produção de etanol.

"Além desta parceria viabilizar investimentos dos EUA em tecnologia brasileira, existe também a possibilidade de uma produção conjunta de etanol em algum país caribenho ou da América Central; nada está confirmado, mas um dos países que poderia abrigar esta iniciativa é a Guatemala, também um dos destinos de Bush."

O México deve ser outro destaque da viagem, o presidente Bush estava devendo uma visita a Calderón - recentemente empossado presidente.

"A agenda é distinta, ele vai tratar de conter imigrantes mexicanos ilegais para os EUA, mas também vai louvar os esforços feitos pelo governo mexicano em conter o tráfico de drogas - uma das rotas mais usadas é a fronteira mexicana."

O presidente Bush chega amanhã a São Paulo, às 19hs.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

12h33- Alarme falso de atirador em escola na Alemanha gera pânico

12h19- Presidente de Taiwan promete restaurar laços com a China

12h01- Tariq Aziz volta ao Tribunal no Iraque, mas sem advogados

11h51- Ferroviários belgas em greve por aumento nos salários

11h44- Produtores rurais decidem suspender protestos na Argentina

11h03- Primárias podem definir cenário democrata nos EUA

10h41- China estima em 79 mil o número de mortos e desaparecidos

10h08- Governo da China alerta para possibilidade de novos abalos

08h36- DJ Inglês compra um carro Ferrari por US$ 10,9 milhões

08h28- Atriz Jane Birkin lidera passeata por Mianmar, em Cannes