UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

07/01/2008 - 18h33
Pré-candidatura nos EUA: pesquisas indicam vitória de Obama em New Hampshire

da Redação

Acontece nesta terça-feira (8) no Estado americano de New Hampshire uma nova etapa de definição dos candidatos dos partidos democrata e republicano que disputarão a cadeira de presidente dos Estados Unidos em 4 de novembro.



Segundo conta o enviado especial da BBC Brasil, Bruno Garcez, as pesquisas de opinião indicam uma nova vitória do pré-candidato democrata Barack Obama, que na semana passada surpreendeu ao vencer a favorita Hillary Clinton em Iowa. De acordo com o enviado, essa nova vitória deve ser "mais expressiva" do que a anterior, pois as pesquisas indicam vantagem de mais 10% sobre Hillary Clinton.

O enviado conta que a "febre" Obama se espalha e que ela deve ser "difícil de conter". Ele cita o comício realizado nesta segunda-feira (7) em New Hampshire que levou milhares à prefeitura da cidade de Lebanon. "Barack vem despertando uma paixão muito grande", comenta.

Sobre a perda de popularidade Hillary pesam o caráter frio e calculista da pré-candidata, que se contrapõem ao carisma e espontaneidade de Obama, fala Garcez. Ele explica que, em linhas gerais, os três principais pré-candidatos democratas pouco diferem em seu discurso político. O que muda é o tom como cada candidato expressa suas idéias, diz.

Mas Garcez fala que, apesar da força que vem ganhando a campanha de Obama, o cenário ainda é incerto. Hillary pode ter bom desempenho na chamada "Super Terça-feira" (quando mais de 20 Estados americanos realizam eleições primárias ou caucus) e virar o jogo.

Do lado republicano, a disputa "encontra-se ainda mais embolada", diz o enviado especial. Em New Hampshire, o pré-candidato John McCain tem pequena vantagem sobre Mitt Romney, que perdeu pontos depois de veicular uma série de anúncios televisivos contra seus adversários. O ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, se mantém ausente desta disputa, como aconteceu em Iowa, e concentra sua campanha nos Estados da "Super Terça-feira" e na Flórida.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

20/05/2008

12h33- Alarme falso de atirador em escola na Alemanha gera pânico

12h19- Presidente de Taiwan promete restaurar laços com a China

12h01- Tariq Aziz volta ao Tribunal no Iraque, mas sem advogados

11h51- Ferroviários belgas em greve por aumento nos salários

11h44- Produtores rurais decidem suspender protestos na Argentina

11h03- Primárias podem definir cenário democrata nos EUA

10h41- China estima em 79 mil o número de mortos e desaparecidos

10h08- Governo da China alerta para possibilidade de novos abalos

08h36- DJ Inglês compra um carro Ferrari por US$ 10,9 milhões

08h28- Atriz Jane Birkin lidera passeata por Mianmar, em Cannes