UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

15/08/2007 - 13h19
Especialista tira dúvidas sobre tensão pré-menstrual

da Redação

A tensão pré-menstrual atinge cerca de 35% das mulheres, desde a adolescência até a menopausa. Só no Brasil, aproximadamente 16 milhões de mulheres sofrem desse mal. Define-se a TPM como um conjunto de mudanças físicas e psíquicas que ocorrem de 1 a 15 dias antes da menstruação e que interferem no dia-a-dia da mulher a ponto de prejudicar o desempenho no trabalho e as relações sociais e pessoais. A síndrome manifesta-se na forma de mais de 150 sintomas, como irritação, agressividade e depressão. De causa desconhecida, apesar das inúmeras teorias para explicá-la, a TPM não ataca órgãos específicos, não é detectável por exames laboratoriais ou "check-ups".

O UOL News recebeu hoje em seu estúdio o médico ginecologista e obstetra Eliano Pellini, chefe do setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC. Ele conversou sobre TPM: o que é, quais as causas e sintomas. Confira a seguir a íntegra do bate-papo.

(11:22:13) Fatima fala para Eliano Pellini: é possível a libido aumentar na TPM?

(11:37:00) Eliano Pellini: Fatima, a libido feminina é muita mais complexa que a masculina. O homem pensa de 8 a 10 horas em sexo. As mulheres não se excitam só com imagens, precisam de muito mais elementos. Pela sensação de congestão pélvica e a maior circulação de sangue nessa região durante a menstruação, nessa fase pode aumentar o desejo, sim. É comum isso.

(11:23:11) Nalu fala para Eliano Pellini: Dr. sofro muito com TPM, principalmente por que tenho muito inchaço nos seios. Não consigo deixar o meu marido se aproximar de mim, tamanho desconforto que sinto. Será que existe uma maneira de acabar com esse inchaço? Se eu colocar o DIU, que corta a menstruação, será que melhora?

(11:38:31) Eliano Pellini: Nalu, o DIU pode reduzir a menstruação, mas pode não melhorar a TPM. O inchaço depende muito da ovulação. Converse com seu ginecologista sobre uma pílula que evita a retenção de líquidos. Isso pode ajudar.

(11:23:20) eddi fala para Eliano Pellini: Dr., TPM pode causar depressão?

(11:39:56) Eliano Pellini: eddi, a TPM não causa depressão, mas é um fenômeno associado à depressão em mulheres com menos serotonina. Ela pode aumentar a depressão nesse período. As depressivas pioram nessa fase, mas a TPM não é a sua causa.

(11:25:50) Paula Macedo fala para Eliano Pellini: Injeção diminui a TPM?

(11:41:51) Eliano Pellini: Paula Macedo, injeções contra a gravidez não tem bom resultados contra TPM. Elas modulam a menstruação de forma irregular e a TPM não melhora. Veja com seu médico dosagens mais baixas que a dessas injeções, cujas altas doses podem ajudar a reter mais líquidos.

(11:25:56) flavia fala para Eliano Pellini: O que faço para a depressão do primeiro dia minimizar?

(11:43:58) Eliano Pellini: flavia, pílulas anticoncepcionais modernas podem ajudar. O ideal é usar antidepressivos 10 dias antes da menstruação, para amenizar os sintomas. Consulte um psiquiatra.

(11:31:13) Mare pergunta para Eliano Pellini: sinto dores agudas durante e depois da menstruação. É normal isso?

(11:47:19) Eliano Pellini: Mare, antes pode ser um útero virado para trás. Mas dores depois não é normal e deve ser investigada melhor. Pode ser endometriose, ou seja, gotas de sangue que ficam retidas no útero. Precisa fazer um exame de ultra-som logo depois do fim da menstruação para saber. Consulte seu médico.

(11:35:09) Angela fala para Eliano Pellini: Doutor, na minha TPM fico com febre, afta na boca, dor no corpo. É normal? Tem algum medicamento para a minha TPM? Pois depois que fico menstruada, os sintomas melhoram e no outro mês acontece tudo novamente.

(11:48:57) Eliano Pellini: Angela, esse fenômeno não está incluído no grupo de TPM, mas no do grupo que perde defesa do organismo antes da menstruação. É comum ela cair em algumas mulheres, tornando-as mais suscetíveis a certas doenças.

(11:37:30) soninna fala para Eliano Pellini: Minnha TPM e trifásica... primeiro sintoma... agressividade... raiva... odeio todo mundo. A segunda fase... dor no corpo, nas pernas, cabeca, suor frio, desânimo total... Depois é sé choro, tristeza, que chego a sentir saudades de mim... Quando a menstruação desce, eu volto a sorrir, fico até com vergonha das pessoas pensarem que tenho duas caras...

(11:50:29) Eliano Pellini: soninna, é muito interessante seu relato, pois você identifica as flutuações da serotonina em seu cérebro. Vale a pena conversar com um ginecologista, porque você pode usar uma pílula para evitar a gravidez e evitar a TPM.

(11:40:02) Suzy fala para Eliano Pellini: tenho 39 anos um filho de 19 e outro de 10. Minha menstruação está completamente desregulada, passo a maior parte do tempo menstruada (fico apenas uns 10 dias por mês sem mestruar). É normal na minha idade?

(11:52:34) Eliano Pellini: Suzy, nessa idade, isso está muito mais associado à mudança do útero nessa fase. Precisa ver se há pólipos ou miomas, para tratar especificamente. Mas pode ser que haja excesso de trabalho e responsabilidade, que desregula a menstruação. Isso pode ser corrigido com pílulas.

(11:47:54) lena pergunta para Eliano Pellini: massagens no abdômen ajudam na menstruação? Ajuda a descer?

(11:53:51) Eliano Pellini: lena, em quem tem útero virado para frente, uma bolsa de água quente e massagens ajuda. Para quem tem útero virado para trás, é melhor deitar de bruços com o quadril levantado. O apoio afetivo é o principal, eu acredito.

(11:49:06) Rosa fala para Eliano Pellini: quando estou menstruada e faço caminhada, sinto uma fadiga enorme, minhas pernas ficam mais pesadas. O que posso fazer para melhorar isso?

(11:54:57) Eliano Pellini: Rosa, infelizmente durante esse período o fluxo sangüíneo vai para o útero. A dor nas pernas é devido a isso. E a fadiga é a diminuição da serotonina. Opte por uma hidroginástica nesse período, que é mais leve.

(11:51:15) cris fala para Eliano Pellini: existem casos de TPM que se iniciam mais tardiamente ou, em geral, iniciam-se na adolescência?

(11:56:57) Eliano Pellini: cris, para algumas começa na adolescência, mas para outras pode começar depois. Às vezes, em mulheres que amamentaram, ficaram muito tempo sem menstruar, pode acontecer. Vale investigar com mais detalhes, pois ela não é uma TPM pura.

(11:51:41) Fran fala para Eliano Pellini: Dr Eliano, é verdade que chocolate, café e coca-cola pioram os sintomas da TPM que tanto nos aflige?

(11:58:46) Eliano Pellini: Fran, café sempre piora, porque tem muita cafeína, assim como o chá. O chocolate também tem cafeína, mas em menor quantidade. E ele tem uma substância que substitui a dopamina. Muitas comem para se sentir melhor nesse período.

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

09/09/2014

16h33- Consumidor: Anatel quer usar redes sociais para avaliar teles

16h12- Apple divulga relógio inteligente com tela Retina ultra-resistente

16h02- Sega divulga novo trailer do jogo Alien: Isolation

15h55- Apple finalmente revela o Apple Watch

15h26- Carteiras digitais entram na mira dos phisings

15h20- Conheça ApplePay, o novo serviço de pagamento do iPhone 6

15h19- Sunset Overdrive terá Season Pass custando 20 dólares

15h10- Setor de satélite divulga carta aberta ao governo e à sociedade

15h05- Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

15h02- Apple finalmente apresenta seu relógio inteligente


Shopping UOL

Conversor DigitalMelhore sua TV Home TheaterAs principais marcas pelos menores preços. Clique TV LG Scarlet 42Nova! FULL HD. Faça de sua sala um cinema! Confira as promoções.