UOL NewsUOL News
UOL BUSCA
FALE COM UOL NEWS

15/06/2005 - 18h58
Equilíbrio emocional é o "filé" da homeopatia

Veja a entrevista em vídeo

Da Redação

Mais conhecida pela atuação no tratamento de alergias e da asma, a homeopatia também pode ajudar a combater desde a cólica do bebê até a TPM e os desconfortos da menopausa. É que o "filé" dessa terapia está no equilíbrio emocional.

"O sistema imunológico é muito afetado pelo sistema psíquico. A homeopatia não tem, por exemplo, um remédio para emagrecer. Mas ela trata a ansiedade, que é um dos fatores que levam uma pessoa a comer além do necessário", explicou o médico homeopata Marcus Zulian Teixeira, coordenador dessa disciplina na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo).

Convidado do "Consulta Médica" desta quarta-feira, Zulian respondeu às dúvidas dos internautas (leia a íntegra do bate-papo). Segundo ele, a homeopatia pode ser coadjuvante no tratamento de qualquer doença.

Humor e sono melhores

O objetivo não é só amenizar sintomas, mas proporcionar o bem-estar do paciente. "O tratamento homeopático pode melhorar até o humor e o sono", disse o médico. Por tabela, o sistema imunológico é fortalecido, o que evitaria gripes repetitivas, por exemplo. No caso de alergias, a pessoa também ficaria menos predisposta a crises.

É preciso, no entanto, ter muita paciência. Antes de tudo vem a consulta longa, cheia de perguntas sobre intimidades e hábitos pessoais. Até o lado em que a pessoa dorme ou o fato de ela ranger os dentes durante o sono faz diferença. "Tudo isso nos ajuda a escolher o remédio certo para cada pessoa."

Até chegar ao remédio ideal, há uma série de tentativas que pode levar seis meses a um ano -"esse é um tempo pertinente", diz Zulian. Por isso, ele diz que nunca suspende logo de cara os remédios que seus pacientes já estiverem usando.

O médico estima que somente em 10% a 20% dos casos o remédio homeopático ideal é encontrado logo nas primeiras consultas. "Em outra parcela leva um tempo maior. Existe ainda uma outra porcentagem dos que nós não conseguimos ajudar."

Controvérsias

Ensinada em universidades e oferecida até no serviço público, a homeopatia é usada por milhões de brasileiros. Há quem diga que encontrou nela a saída que já estava cansada de buscar em tratamentos convencionais. Também há quem diga que ela não resolve nada. O fato é que tem sido muito difícil provar cientificamente a eficácia da homeopatia.

"Faltam pesquisas, não existem fontes financiadoras mais comuns. Não há interesse em se colocar a homeopatia: é um remédio barato, que não paga royalties pra ninguém...", lamentou Zulian. "Mas tem a experiência clínica -no Brasil, ela existe desde o século 19. E a gente vê os resultados."

No bate-papo com os internautas, Zulian falou sobre a aplicação da homeopatia no tratamento de artrite, dores crônicas e outros temas relacionados. Clique aqui para ler a íntegra do bate-papo

ÍNDICE DE NOTÍCIAS  IMPRIMIR  ENVIE POR E-MAIL

09/09/2014

16h33- Consumidor: Anatel quer usar redes sociais para avaliar teles

16h12- Apple divulga relógio inteligente com tela Retina ultra-resistente

16h02- Sega divulga novo trailer do jogo Alien: Isolation

15h55- Apple finalmente revela o Apple Watch

15h26- Carteiras digitais entram na mira dos phisings

15h20- Conheça ApplePay, o novo serviço de pagamento do iPhone 6

15h19- Sunset Overdrive terá Season Pass custando 20 dólares

15h10- Setor de satélite divulga carta aberta ao governo e à sociedade

15h05- Relógio inteligente, Apple Watch é lançado com tela de Retina com safira

15h02- Apple finalmente apresenta seu relógio inteligente