Topo

Homem surfou em ruas alagadas de Petrópolis para protestar contra governo

Siga o UOL no

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

09/01/2020 10h28Atualizada em 09/01/2020 15h00

O temporal de ontem que atingiu a cidade de Petrópolis (RJ) motivou um paraquedista a protestar de forma diferente. Ele levou uma prancha de surfe e, puxado por uma moto, conseguiu "surfar" pelas ruas inundadas da cidade.

O município teve alagamentos, carros arrastados por correntezas e moradores fora de suas casas em virtude do temporal. A cidade ainda está em estado de atenção por conta dos transtornos causados pelo mau tempo.

Em uma crítica à administração do município, Rômulo Rocha vestiu sua roupa de surfista e saiu com sua prancha de baixo do braço. Com ajuda de um amigo, amarrado em uma moto, o paraquedista "surfou" na enchente de Petrópolis, cidade histórica localizada na região Serrana do Rio.

"Vou aproveitar o descaso da cidade e vou dar um 'rolé' [passeio] no melhor transporte que tem em Petrópolis. Partiu surfar em Petrópolis!", disse ele no vídeo postado na internet.

Quem disse que Petrópolis não tem mar?
Rômulo Rocha, antes de surfar nas ruas alagadas da cidade

Em um dos pontos da cidade, na rua Coronel Veiga, o surfista afirmou no vídeo que o volume de água era tão grande que precisava esperar abaixar para conseguir "surfar". Em outro momento, ele recomendou que as pessoas não fizessem o mesmo: "Não tentem fazer isso, pois é muito perigoso".

No Facebook, no link do vídeo postado, internautas comentaram com bom humor a atitude do paraquedista.

"Recebi você surfando num grupo aqui em Minas", comentou um amigo.

Outra internauta fez um alerta: "Seu doido, cuidado com as doenças dessa água suja!"

Durante a prática, muitos tombos do surfista foram registrados.

Paraquedista já havia surfado em outra enchente

O paraquedista contou ao UOL que pratica esportes desde os 14 anos e que sempre gostou de esporte radical. Essa foi a segunda vez que ele "surfou" nas ruas alagadas de Petrópolis. Há sete meses ele fez o mesmo, mas durante a madrugada.

Rocha disse que seu objetivo era criticar a prefeitura, mas que a divulgação das imagens superou a sua expectativa. Ele recebeu apoio e críticas pela decisão de surfar nas ruas da cidade histórica.

"Quem viu o vídeo feito por mim entendeu a minha crítica ao prefeito [Bernardo Rossi, MDB]. Quem não viu a minha versão me criticou, pois achou que estava zombando de uma tragédia, e não foi isso. Eu não tenho como impedir aquilo. Eu só critiquei o abandono da cidade", afirmou.

Ele ainda disse que apesar dos tombos não se machucou, pois estava com roupa de borracha e capacete. Ele afirmou que antes de "surfar" analisou os locais, o volume de água e se havia buracos ou tampas de bueiros soltas nas ruas. O "surfista" de Petrópolis passou por três ruas da cidade.

Estragos da chuva

A cidade de Petrópolis sofre mais uma vez os impactos de uma forte chuva que atingiu a região na tarde de ontem. Há registros de alagamentos, deslizamentos de terra e carros arrastados pela correnteza. Os bairros Bingen e Quitandinha estão entre os mais atingidos.

De acordo com a defesa Civil, choveu 90 milímetros em menos de uma hora na cidade - volume nove vezes maior do que o esperado para o dia. A previsão é de mais chuva ao longo do dia, o que deixa o município em estágio de atenção.

Em 2011, Petrópolis foi castigada por um forte temporal que provocou enchentes e deslizamentos que deixaram centenas de pessoas mortas e desaparecidas.