Topo

Grupo de golfinhos surpreende turistas ao nadar entre lanchas em SP; veja

Siga o UOL no

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2020 19h56

A aparição de dezenas de golfinhos em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, arrancou suspiros dos turistas que faziam um passeio de lancha pela Bahia de Castelhanos, na final da tarde da última sexta-feira. Afastado da costa e há uns 25 metros de profundidade, o grupo passava pela região da Ponta Grossa quando foi surpreendido pelos animais marinhos. O comandante de uma das lanchas, Walmir Silva é o proprietário da empresa Navega Ilhabela e teve a ideia de fazer a filmagem.

Segundo Silva, nestes períodos do ano, a presença de golfinhos andando em bando são mais frequentes nessa região. A cena chamou bastante a atenção dos turistas que estavam a bordo. Eles ficaram impressionados com a beleza dos golfinhos. O empresário Bernardo Fernandez, 59, estava acompanhado de sua esposa e duas filhas de seis anos. Ele conta que já fez muitos passeios com a família, inclusive para o exterior, mas esse foi inesquecível.

"Foi incrível. A gente estava retornando para o cais e eles começaram a nadar em volta da gente, dando a impressão que eles queriam brincar mesmo. E o dono da embarcação disse assim: 'olha se a gente correr com o barco, eles vão querer brincar e se exibir. E ele acelerou o barco, e daí nessa hora, os golfinhos começaram a aparecer em grande quantidade apostando corrida com o barco e fazendo piruetas. Eu nunca tinha visto nada tão espetacular em toda a minha vida", conta Fernandez.

A mulher e filhas do empresário também se surpreenderam com a cena. "Elas tinham uma expressão de êxtase. A minha mulher dizia assim: 'Eu nunca vi uma coisa tão bonita na minha vida, obrigado meu Deus', e a minha mulher nem é religiosa. E a minha filha dizia assim: 'Deus você é o melhor Deus do Universo'. Porque a sensação é que você estava vendo uma coisa de outro planeta", descreve o empresário.

Golfinhos em Ilhabela - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Grupo de golfinhos nadou entre as lanchas próximo a Ilhabela
Imagem: Arquivo Pessoal

A administradora de empresas, Fernanda Diniz Junqueira, 46, estava em outra lancha e também viu os golfinhos de perto. Ela estava acompanhada de sua filha, de 16 anos, sua cunhada, 55, e dois sobrinhos, uma de 16 e um jovem de 20.

"Eu não tenho nem palavras para falar. Eu estava tirando um cochilinho no final da tarde e do nada começou aquela multidão de golfinhos, e a gente não sabia para que lado olhava. Foi uma experiência inacreditável. Foi uma bênção, maravilhoso, não dá para descrever", afirma Fernanda, ressaltando ainda que valeu a pena o passeio e que esse dia ficou marcado em sua memória.