Topo

Sucuri grande para o trânsito em avenida movimentada de Manaus; assista

Siga o UOL no

Bruna Chagas

Colaboração para o UOL, em Manaus

29/01/2020 18h54

Uma sucuri foi vista hoje de manhã atravessando a avenida Djalma Batista, na zona centro-sul de Manaus. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que a cobra é vista no asfalto e sua retirada por dois homens.

Nas imagens, é possível ver o momento em que carros e ônibus pararam para evitar atropelar a cobra. Dois homens pegaram o animal e o levaram para uma área verde próxima ao local.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) informou que enviou uma equipe para resgatar o animal na avenida, porém, ao chegar no local a cobra já tinha sido removida e não foi encontrada.

Ainda segundo o órgão, testemunhas contaram que a sucuri teria aproximadamente 2 metros de comprimento.

A reportagem do UOL entrou em contato com Cristina Motta Bührnheim, bióloga e professora de zoologia da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), que disse que essa espécie pode medir até 9 m.

"A espécie de serpente é uma das maiores do mundo, mas perde para pítons da Ásia e África que tem registro de mais de 11 m ou 12 m. Famosas com o nome popular de anaconda, são ligadas à água, assim quando chove muito podem aparecer perto dos igarapés. São serpentes sem peçonha, assim matam por constrição [asfixia], explicou a bióloga".

Além disso, a especialista contou que na água essas cobras são mais ágeis; fora, são pesadas e nada parecidas com a Anaconda gerada por computação gráfica dos filmes.

"Acidentes com humanos são relatados, por isso é temida. Perto d'água devemos estar atentos. A mordida tem menor consequência de inflamações do que mordidas de cães e outros animais predadores. Nunca houve caso comprovado de que engolem uma pessoa. Fotos na internet são de píton na África e Ásia. Muitas são fotos alteradas, falsas".

Gabriel Salles Masseli, biólogo e herpetólogo (especialista em répteis e anfíbios), explicou ao UOL que o fato ocorrido no dia de hoje em Manaus deve-se à época de chuva que acaba enchendo os rios e igarapés, fazendo com que não só sucuris, mas outras serpentes e jacarés sejam facilmente encontrados se deslocando nas áreas urbanas e rurais.

"É importante frisar que este é o ambiente destes animais, nós que invadimos. E de forma negligente, o governo autoriza construções em beiras de igarapés, mesmo havendo legislações criadas com embasamento cientifico, as tornando assim APPs (Áreas de Preservação Permanentes)", disse.